Univates

Construções sustentáveis: o que são?

1 nov 2023

Conheça práticas de construção que respeitam a natureza.

Construções sustentáveis: o que são e por que ajudam o meio ambiente? Lendo o post de hoje, vamos entender como práticas de construção que respeitam a natureza ajudam a reduzir o desperdício de recursos naturais. Além disso, você também vai descobrir como pode colaborar para promover a saúde do planeta. Fique ligado! 👀

O que são construções sustentáveis?

Construções sustentáveis são projetadas para minimizar o impacto ambiental. Na hora de projetar uma casa ou um prédio, os engenheiros e os arquitetos procuram utilizar técnicas e materiais que favoreçam a eficiência energética, reduzindo o desperdício, por exemplo. Além disso, os profissionais também buscam integrar práticas que promovam a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Ufa, não é pouco trabalho, não é?

Engenharia Civil: construção responsável

Falando em trabalho, não podemos esquecer que os designers também atuam para implementar soluções que não prejudiquem a natureza. Eles buscam criar estruturas que se relacionam de forma harmoniosa com o entorno, incorporando elementos que se integram visualmente na paisagem e adotando materiais de construção eco-friendly. Assim, esses profissionais conseguem estabelecer uma conexão equilibrada entre suas invenções e o meio ambiente.

Você sabia que existem vários exemplos de construções sustentáveis no mundo? Pois é! Aqui pertinho, em Porto Alegre, está localizado o prédio mais sustentável do país, o IDEA Bagé, que gera energia por meio de painéis fotovoltaicos e também se destaca pela sua eficiência hídrica. Já em Milão, na Itália, há o complexo Bosco Verticale, cujas torres residenciais possuem mais de 20 mil árvores, arbustos e plantas. Além disso, os edifícios também utilizam sistemas de reciclagem de água e de gestão de resíduos. Demais!

Conheça práticas de construção que respeitam a natureza

Conheça práticas de construção adotadas por profissionais que buscam equilibrar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental:

• Arquitetura Sustentável: visa reduzir o impacto ambiental durante a construção e o uso de casas e edifícios. Por isso, essa abordagem inclui diversas estratégias sustentáveis. Entre elas, destacam-se a utilização de materiais reciclados e a implementação de sistemas de energia renovável, como painéis solares e turbinas eólicas.
  • Engenharia Ecológica: procura integrar práticas e técnicas que objetivam restaurar, preservar e otimizar os ecossistemas naturais. Isso envolve, por exemplo, a gestão de recursos hídricos, a restauração de áreas degradadas, o controle da poluição e a criação de infraestruturas que favorecem o meio ambiente.
  • Design Bioclimático: busca criar espaços levando em consideração as condições climáticas locais. Isso é realizado por meio do planejamento e da adaptação dos projetos arquitetônicos para tirar proveito das características naturais dos ambientes. Dessa forma, o design bioclimático visa, por exemplo, proporcionar conforto térmico e otimização da iluminação natural, visando à redução do consumo de energia.
  • Construção com materiais sustentáveis: envolve o uso de materiais de construção de baixo impacto ambiental e provenientes de fontes renováveis ou recicladas. Materiais como madeira certificada, tijolos ecológicos, concreto reciclado e isolantes naturais têm ganhado destaque, já que possuem uma baixa pegada de carbono e contribuem para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Descubra como VOCÊ pode colaborar para promover a saúde do nosso planeta!

Sendo arquiteto, engenheiro ou designer, é possível promover a sustentabilidade por meio de ideias criativas e soluções inovadoras. Ao planejar e desenvolver projetos com foco na eficiência energética, na escolha de materiais eco-friendly e na integração com o ambiente, você irá criar espaços que respeitam a natureza e contribuem para um mundo mais verde e equilibrado, proporcionando um futuro melhor para as próximas gerações. Mãos à obra? 👨📝📐🏗

Estudar na Univates: conheça a experiência de uma das melhores universidades do Brasil

O que a Univates faz para cuidar do meio ambiente?

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades