Estudos Explore

Dicas De Estudo — Saiba Como Estudar Melhor

22 jun 2022

Se você está por aqui, é porque provavelmente já procurou várias dicas de estudo que não deram muito certo e quer mudar essa situação de uma vez, não é? Então vamos aproveitar essa determinação para saber como estudar melhor e conhecer novas técnicas!

Conheça dicas de estudo que realmente funcionam!

Separamos três dicas de estudo para você que quer aprender a matéria de uma vez por todas e se dar bem nas provas. Aproveite!

1. Trabalhe com conexões

Muita gente tem a vontade de decorar a matéria, mas se você não consegue relacionar os conteúdos fica muito mais difícil realmente aprender tudo. Isso porque, quando chega uma informação nova, você precisa refazer todo o esforço de memorização. Para quem trabalha com conexões, o encaixe é quase automático!

Um jeito legal de começar a explorar isso é fazendo mapas mentais para os assuntos estudados.

2. Deu seu horário? Durma!

Não tem nada de errado em aproveitar aquele último gás no final da noite para estudar, mas se privar de sono ficando debruçado sobre os livros é totalmente contraprodutivo.

Nossa memória se consolida no sono, então não tenha medo de ir descansar e continuar depois! Você vai se lembrar de mais coisas e organizar os estudos muito melhor.

3. Faça repetição espaçada

O que você comeu na terça-feira duas semanas atrás? Bom, se você não lembra, tudo bem! Nosso cérebro é atacado a toda hora por muitas informações e precisa decidir o que reter e o que pode ser deletado. O seu almoço, provavelmente, é uma das coisas que não vão ficar por lá.

Mas e o que precisa ser lembrado, como a senha do seu celular ou a matéria de uma prova? Quanto ao seu celular, você sempre lembra da combinação exata, não é mesmo? Você nunca precisou estudar isso porque faz a repetição espaçada toda vez que o aparelho é desbloqueado.

Pegar uma informação nova e testá-la repetidamente é o que a consolida na nossa memória da maneira mais rápida possível. O psicólogo Ebbinghaus desenvolveu a “curva do esquecimento”, que mostra que esquecemos coisas novas muito rápido (no primeiro dia de contato, mais de 60% desse aprendizado já foi embora!).

Para combater isso, é preciso revisitar a matéria e dar um reset na curva do esquecimento, que é precisamente a repetição espaçada. Um jeito legal de incorporar na rotina de estudos é com flashcards, aqueles cartõezinhos que de um lado têm uma pergunta, conceito ou fórmula e, do outro, a resposta ou explicação.

Existem aplicativos que já calculam o quanto você precisa repetir cada informação para se lembrar dela, mas se você é old-school, também dá para fazer tudo no papel! É só separar os cartões com o que você menos acerta para repetir mais frequentemente.

Agora que você já sabe as dicas de estudo necessárias para arrasar no vestibular, que tal também entender qual o melhor curso de graduação para você?

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3