Pós-graduação

Diferenças entre mestrado e doutorado

5 jul 2023

Agora que você já conhece os caminhos que deve percorrer para se tornar pesquisador no Brasil, chegou a hora de entender as diferenças entre mestrado e o doutorado. Apesar de se enquadrarem na modalidade de pós-graduação stricto sensu, esses programas não são iguais. Vamos descobrir as principais diferenças entre eles no post de hoje.

Entenda as diferenças entre mestrado e doutorado.
Foto: Divulgação/Pexels

Como funciona o mestrado? 

Bem, para início de conversa, precisamos esclarecer que fazer mestrado é diferente de fazer especialização. No primeiro curso os estudantes aprendem a produzir pesquisas acadêmicas, Já no segundo, eles são mais capacitados para aplicar o conhecimento adquirido no mercado de trabalho. Ah, também vale dizer que as especializações formam o grupo das pós-graduações lato sensu.

Posto isso, vamos começar a explicar como funciona um mestrado, que tem duração média de dois anos. Cursado por pessoas graduados nas áreas de humanas, exatas e biológicas, o programa dá aos estudantes a oportunidade de eles escolherem o tema que desejam explorar. Aqui na Univates, por exemplo, oferecemos mestrados em Ambiente e Desenvolvimento, Ensino, Ensino de Ciências Exatas, Biotecnologia e Ciências Médicas

Cada universidade tem normas próprias para selecionar pessoas para seus mestrados. Na Univates, os candidatos passam por entrevista e submetem seus currículos Lattes a análises.

A dissertação

No decorrer da pós-graduação, os acadêmicos cursam disciplinas obrigatórias e eletivas que irão ajudá-los a elaborar suas dissertações, o produto final do mestrado. Assim sendo, é importante que eles compareçam às aulas e realizem as atividades solicitadas.

Já que mencionamos a famosa dissertação, é melhor desmistificarmos logo como ela funciona. Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que o trabalho deve apresentar uma análise crítica a respeito de determinado tema. Trata-se de uma atividade de pesquisa complexa e demorada, mas lembre-se de que você poderá contar com o suporte de um professor orientador para desenvolvê-la. Além disso, como o próprio mestrando escolhe o assunto com o qual vai trabalhar, fica muito mais fácil e prazeroso para ele se dedicar ao projeto.

Quando os acadêmicos concluem a escrita de suas dissertações, eles precisam mostrar seus trabalhos para uma banca examinadora, composta de especialistas nos temas abordados. Na apresentação oral também se avalia o que foi desenvolvido durante o curso, portanto, trata-se de um momento muito importante para os pesquisadores. Assim, se aprovados pela banca, os estudantes recebem o título de mestre e podem começar a se preparar para realizar o doutorado.

Como funciona o doutorado?

Entenda as diferenças entre mestrado e doutorado.

O doutorado também é baseado em uma atividade de pesquisa, mas visa a atingir resultados diferentes daqueles das investigações de mestrado. Antes de falarmos mais a respeito de como funciona a elaboração de teses e dissertações, vamos nos ater às semelhanças (sim, elas existem!) entre os dois programas de pós-graduação stricto sensu.

Primeiramente, é importante você saber que a Univates oferece doutorados nas áreas de Ambiente e Desenvolvimento, Ensino, Ensino de Ciências Exatas e Biotecnologia. Para ingressarem em qualquer um desses cursos, os candidatos também passam por entrevista e têm seus currículos Lattes analisados. Nenhuma grande novidade até aqui, certo?

Durante o doutorado, que dura em média de quatro a cinco anos, os acadêmicos escolhem um assunto da sua preferência e, a partir dele, desenvolvem uma tese. Diferentemente da dissertação, a tese precisa apresentar contribuições inéditas, ou seja, pontos de vista que ainda não foram explorados por nenhum outro pesquisador. Professores orientadores supervisionam as atividades.

Após finalizadas, as teses de doutorado são apresentadas às bancas examinadoras, que se tornam responsáveis por validar ou não as pesquisas. Se tudo correr bem, os acadêmicos, que já são mestres, recebem o título de doutores, ficando aptos para, se desejarem, ingressar em um curso de pós-doutorado.

PPGAD: quando gestão e ambiente se encontram

Profissionais da História encontram diferenciais no PPGAD da nossa Universidade

Por que cursar o PPGBiotec da Univates?

Qualificação para biólogos: pós-graduação da nossa Universidade aborda ambiente e desenvolvimento

Quer saber mais sobre como funcionam os mestrados e doutorados da Uni? Então fique de olho em nosso blog, pois vamos postar muitas matérias com informações valiosíssimas a respeito de nossos programas. Não perca!

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3