Carreira

Gestão da Tecnologia da Informação: O Que Faz o Profissional da Área

16 nov 2022

As carreiras voltadas à tecnologia estão em alta. Além da atuação no âmbito operacional das empresas, os profissionais do ramo também encontram oportunidades para trabalhar como gestores.

Neste artigo vamos explicar o que faz um profissional da gestão da tecnologia da informação e como um estudante pode chegar a esse cargo. Continue a leitura e aproveite!

O que faz um profissional de gestão de tecnologia da informação?

O profissional de gestão da tecnologia da informação é responsável por gerir processos e equipes voltados aos recursos de tecnologia. Isso envolve muitas camadas dentro de uma empresa, como:

• atualização de rotinas de trabalho;
  • treinamento de equipes para atuar com os softwares da empresa;
  • elaboração de melhorias e otimizações dos processos;
  • acompanhamento do desenvolvimento de colaboradores;
  • supervisão de segurança cibernética;
  • administração de bancos de dados.

Ou seja, o gestor precisa ter familiaridade com vários aspectos da tecnologia utilizada pela empresa e ainda ter competências de liderança, sendo capaz de identificar pontos de melhoria e de se comunicar com a equipe de maneira motivadora. Por isso, depende da junção de hard skills, as habilidades técnicas, e soft skills, as habilidades comportamentais.

Como trabalhar com gestão de tecnologia da informação?

Para se tornar um gestor de tecnologia da informação, é preciso se preparar tecnicamente com um curso de graduação completo e com qualidade comprovada para conseguir acompanhar todas as áreas que precisam de supervisão.

Outro ponto de extrema importância é buscar formas de se desenvolver em quesitos de liderança e comunicação. Assim, além de garantir o bom funcionamento de softwares e bancos de dados, você também será capaz de guiar equipes inteiras de maneira estratégica.

As graduações mais indicadas são:

• Tecnologia da Informação;
  • Engenharia da Computação;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Além disso, é possível participar de projetos de extensão para trabalhar suas soft skills de maneira dinâmica e em diversas situações, preparando-se ainda mais para compartilhar seu conhecimento no ambiente de trabalho.

Quer saber onde estudar para aproveitar oportunidades como essa e conseguir se desenvolver até chegar à carreira de gestão de tecnologia de informação? Veja qual faculdade escolher para se tornar um profissional da área da tecnologia!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades