Estudos

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

6 maio 2022

➡ Suponhamos que, em um belo dia de sol, a Terra, farta de tanto trabalhar, resolvesse dar entrada em sua aposentadoria e parasse de girar. Você já se perguntou quais impactos as férias permanentes (e merecidas, vai!) do planeta causariam na vida de pessoas e animais?

Foto: Divulgação/Pexels

Bem, caso a Terra parasse de girar, estaríamos fritos (jamais interprete o termo como se ele estivesse relacionado às gostosas e quase inocentes frituras que costumamos comer aos finais de semana, ok?). Em um cenário assim, as construções do planeta, puff, desabariam. Pessoas, árvores, carros e animais sairiam voando como o Harry Potter em sua Nimbus 2000*, desmoronariam sobre a superfície e se quebrariam em milhares de pedacinhos. 

Todo o estrago seria resultado de um fenômeno da física chamado inércia dos corpos. Mesmo que você seja da área das ciências humanas e não entenda nadica de nada sobre números (toca aqui, ó! o/), precisamos lhe explicar resumidamente (graças a Deus!) algumas premissas básicas da primeira Lei de Newton. Tudo o que existe na Terra, inclusive o ar, gira junto com o planeta. Se subitamente o globo parasse de rodar, as construções, as árvores, os carros e os animais, por inércia, tenderiam a manter sua trajetória com a mesma velocidade. Imagine só as consequências de uma freada brusca da Terra, cuja velocidade de rotação é de 1.675  km/h na altura da linha do Equador…

Nem Roland Emmerich, diretor do filme 2012, conseguiu criar um enredo tão dramático para anunciar o fim do mundo! (Foto: Divulgação/Pexels)

Se o planeta parasse de girar, a vida se extinguiria. Com a interrupção do movimento de rotação, o lado da Terra que ficasse virado para o Sol acabaria se transformando em um deserto com temperaturas altíssimas. O outro lado do globo permaneceria sem luz (hello, darkness, my old friend!**) e muito, muito gelado (Let it go, let it go!***). A diferença térmica entre os dois lados provocaria ventanias terríveis. (Foto: Divulgação/Pexels)

 

Ainda bem que o mundo dá voltas, não é? Se ele de repente ficasse estático, teríamos muito com o que nos preocupar… 🙃

➡ Se você é uma pessoa curiosa que está sempre buscando informações sobre o mundo, provavelmente irá adorar conhecer como funcionam os cursos da área das engenharias voltados para o estudo dos fenômenos da natureza. Dê play nos vídeos abaixo e saiba detalhes a respeito de duas graduações desse ramo:

🌳 Engenharia Ambiental

🧪 Engenharia Química

🤔 Para que tanta Engenharia?

* Nimbus 2000: o bruxinho fictício Harry Potter utiliza o modelo de vassoura em questão para se locomover. 

** Hello, darkness, my old friend: Olá, trevas/escuridão, minha velha amiga (traduzido do inglês). 

*** Let it go, let it go: trecho e título da canção tema do filme “Frozen, Uma Aventura Congelante”.

Leia também:

🪐 O que você sabe sobre os planetas do Sistema Solar? 

🧠 Conheça três curiosidades sobre o corpo humano que irão te surpreender 

🐶 Animais fantásticos, onde habitam e o que fazem: fique por dentro de cinco curiosidades do mundo dos bichos 

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3