Carreira

O que é networking e para que ele serve?

7 jun 2023

Você sabe o que é networking e para que ele serve? Não é à toa que o termo é um dos mais utilizados no universo corporativo. Seu significado tem a ver com a prática de estabelecer e cultivar relacionamentos profissionais. Quer entender tudo sobre a expressão? Então continue atento à leitura deste post, que traz dicas relevantes a respeito de como construir conexões que podem favorecer sua carreira e contribuir para o seu sucesso. Fique ligado!

Ter uma boa rede de contatos pode favorecer seu sucesso profissional.
Foto: Divulgação/Pexels

O que é networking?

O termo networking deriva de network, que, em inglês, quer dizer rede de relacionamentos ou rede de contatos. Fazer networking significa, portanto, estabelecer conexões com algo ou alguém no mercado de trabalho.

As conexões são estabelecidas entre pessoas de áreas iguais ou parecidas. Por meio delas, ocorre o compartilhamento de serviços e informações úteis ao crescimento no ambiente profissional. É importante esclarecer que essas relações precisam ser bilaterais, ou seja, devem beneficiar todas as partes envolvidas.

Por exemplo: suponha que você conseguiu seu emprego atual graças à recomendação de um amigo que já trabalhava na empresa que o contratou. Agora imagine que esse seu colega está buscando um profissional para desenvolver um projeto e é sua vez de ajudá-lo indicando um expert da sua confiança. Temos aqui uma típica relação de networking que favorece todos os interessados.

O que colocar no currículo?

Soft skills: o que são e qual a importância

Por que é vantajoso?

Fazer networking pode ser vantajoso pelas seguintes razões:

• Desenvolvendo bons relacionamentos profissionais, é possível ter acesso a oportunidades de emprego de forma mais rápida, antes mesmo de elas serem anunciadas em meios como jornais e internet.
  • Um networking bem feito pode resultar em parcerias estratégicas e colaborações profissionais, visto que, quando interessadas em um mesmo assunto, as pessoas tendem a unir esforços para realizar projetos e iniciativas empreendedoras, por exemplo.
  • Sabia que se relacionar com as pessoas certas é o primeiro passo para começar a construir uma boa reputação no mercado de trabalho? Pois é! Procure manter contato com profissionais bem-sucedidos e que sejam admiráveis. Assim, além de aprender algo novo todos os dias, você também tem a chance de moldar sua imagem à semelhança de quem tanto lhe inspira.
  • Por fim, falando em aprender, é muito importante entender que a prática de networking enriquece nossos conhecimentos.

Como e onde fazer networking?

Agora que você já sabe por que é vantajoso fazer networking, que tal aprender a desenvolvê-lo nos locais adequados? Confira abaixo dicas de como construir redes de relacionamentos com pessoas que estão à sua volta:

• Utilize as redes sociais: atualmente é superpossível criar e manter relacionamentos pessoais e profissionais por meio da internet. Sites como o LinkedIn, por exemplo, são ótimos, pois ajudam os candidatos a exporem suas qualidades e encontrarem vagas de emprego.
  • Participe de eventos e palestras da sua área de formação e/ou atuação: nada substitui o contato humano e as interações pessoais. Sempre que puder, compareça a eventos e palestras para se atualizar das novidades da sua área e, é claro, fazer networking.
  • Frequente a Universidade: garantimos que a Universidade é um dos melhores lugares do mundo para a prática de networking. Por quê? A resposta é simples: estando na faculdade, é possível construir relacionamentos com colegas e professores que podem ajudar você a desenvolver sua carreira. Além disso, nas instituições de ensino superior sempre rolam eventos com convidados especiais.

Histórias de sucesso: conheça a trajetória dos diplomados da Univates

Na Univates, temos, entre tantos outros projetos incríveis, a Rede de Carreiras, um serviço que fortalece o elo entre a Universidade e o mundo do trabalho por meio da oferta gratuita de serviços de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira para estudantes, diplomados e empresas parceiras.

Você também pode gostar de:

Descubra qual é o seu perfil profissional

A importância de fazer um plano de carreira personalizado

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades