Carreira Cursos Técnicos

O que faz um técnico em eletrotécnica?

30 ago 2023

Diga aí: você sabe o que faz um técnico em eletrotécnica? Se ainda não, sugerimos que dê uma espiada no post de hoje. Nele explicamos quais são as atividades exercidas por esse profissional no mercado de trabalho. Prepare-se para descobrir um universo repleto de ótimas possibilidades!

Saiba o que faz um técnico em eletrotécnica.
Foto: Divulgação Univates/Tuane Eggers

O que faz um técnico em eletrotécnica?

O que não faltam para o técnico em eletrotécnica são oportunidades de trabalho, visto que ele pode realizar e desenvolver inúmeras atividades nas áreas de:

• eletricidade básica;
  • eletrônicas digital e analógica;
  • projetos elétricos prediais e industriais;
  • geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
  • sistemas elétricos de potência;
  • eficiência energética;
  • energias renováveis;
  • manutenção elétrica.

A área das energias renováveis é a que, atualmente, oferece mais chances de crescimento profissional. Isso porque, conforme o  Conselho Federal dos Técnicos Industriais, no nível técnico, somente diplomados no Técnico em Eletrotécnica podem ser responsáveis pela execução e elaboração de projetos no ramo. Se você acredita que tem perfil para estar à frente de grandes tarefas, deve considerar a possibilidade de fazer o curso!

O técnico em eletrotécnica deve ser um profissional responsável e ter excelente comunicação para, por exemplo, liderar equipes e fazer-se entender (afinal de contas, bons projetos resultam de esforços de colaboração e coordenação eficientes, não é?). Além disso, também precisa conhecer o processo de planejamento e implementação de sistemas elétricos seguros e sustentáveis, bem como suas normas técnicas.

De acordo com o coordenador do Técnico em Eletrotécnica da Univates, Luís Paulo Hauschild, “há várias possibilidades de atuação, nas quais sempre se encontram demandas que necessitam de suporte técnico”. Ou seja, fazendo o curso, você terá muitas chances de trabalhar com o que gosta e construir a carreira com a qual sempre sonhou!

Técnicos em eletrotécnica e técnicos em eletroeletrônica fazem a mesma coisa?

Esta é uma dúvida que muita gente tem: técnicos em eletrotécnica e técnicos em eletroeletrônica exercem as mesmas funções profissionais? A resposta da pergunta é: não exatamente!

Embora técnicos em eletroeletrônica também sejam capacitados para executar algumas atividades relacionadas ao planejamento, à reparação e à manutenção elétrica, esses profissionais atuam, principalmente, na área de eletroeletrônica.

Eles realizam atividades de manutenção eletrônica, programação de microprocessadores, implantação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de produção automatizados, venda e assistência técnica e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos de qualquer natureza.

Seja um técnico em eletrotécnica e trilhe uma linda jornada profissional!

Viu só quantas oportunidades existem para técnicos em eletrotécnica? Chegou a hora de dar start no seu futuro e começar a trilhar uma linda jornada profissional.

Confira os motivos para fazer um curso técnico na nossa Universidade

Cerca de 25% dos estudantes de cursos técnicos iniciam formação antes de concluir o Ensino Médio

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades