Estudos

O que são cidades inteligentes?

5 maio 2022

💡 Em algum lindo momento da vida, você provavelmente já deve ter lido ou escutado a expressão “cidades inteligentes” e ficado curioso para descobrir o que são e como funcionam essas comunidades, certo?

Spoiler: já adiantamos que cidades inteligentes não são aquelas que abrigam habitantes que mandam superbem em matérias como matemática e física… (Foto: Divulgação/Twitter)

O conceito de cidades inteligentes (ou smartcities, em inglês) é utilizado para falarmos de comunidades que utilizam tecnologia digital a fim de tornar a vida de seus cidadãos prática e eficiente. Nesses lugares, existe toda uma preocupação em melhorar a fluidez do tráfego, a segurança e a prestação de serviços nas áreas de, por exemplo, recolhimento de lixo e iluminação pública.

Foto: Divulgação/Facebook

O Fórum das Comunidades Inteligentes (IFC) aponta seis indicadores que nos ajudam a mensurar uma smartcitie. Veja quais são eles:

1️⃣ Infraestrutura inteligente

Esta é a hora em que você agradece por morar em uma cidade inteligente, toda trabalhada nas curvas e na infraestrutura, e não sofrer de labirintite! (Divulgação/Banco de Imagens)

Para ser considerada inteligente, uma cidade deve contar com uma infraestrutura digital capaz de prover seu desenvolvimento, interconectando os diferentes órgãos e elementos que fazem a comunidade funcionar.

2️⃣ Trabalhadores de talento e conhecimento

Sabia que o premiadíssimo diretor e produtor Alfred Hitchcock nasceu em Londres? Vai ver é por isso que, de acordo com um índice desenvolvido na Espanha, o local lidera o ranking das cidades mais inteligentes do mundo, ué! (Divulgação/Cult Critic)

Cidades inteligentes compreendem a importância de priorizar a educação de seus cidadãos e fomentar continuamente sua aprendizagem. Em um mundo ideal, todas as comunidades deveriam ser capazes de criar, manter e atrair talentos, com uma força de trabalho preparada, qualificada e paga à altura.

3️⃣ Sustentabilidade ambiental

(Foto: Divulgação/Facebook)

Cidades inteligentes atuam para manter a capacidade das gerações futuras de poder fazer o mesmo que a geração atual. Também cultivam modelos de crescimento econômico que levam em consideração o consumo de menos recursos e a produção de menos resíduos.

4️⃣ Ecossistema inovador

Além de necessários, os processos de inovação também podem ser divertidos, sabia? (Foto: Divulgação/NBC Channel)

Para conquistar o título de smartcitie, uma comunidade deve experimentar, pesquisar, desenvolver e favorecer a implementação de soluções novas e eficientes, sem desperdiçar inteligências, tempo ou energia.

5️⃣ Igualdade e inclusão

Foto: (Divulgação/Pexels)

Cidades inteligentes entendem que todos devem usufruir de oportunidades iguais e, por isso, criam condições a fim de oferecer acesso aos meios necessários para desenvolver os talentos em benefício de toda a sociedade.

6️⃣ Governança

Foto: Divulgação/FOX Channel

Cidades inteligentes são governadas por lideranças conscientes, que compreendem perfeitamente o seu papel enquanto agentes responsáveis por identificar oportunidades capazes de gerar mudanças positivas para os cidadãos e nas instituições.

🏙️ Confira o ranking das cidades mais inteligentes do mundo

Agora que você já sabe o que são smartcities, que tal dar uma espiadinha no ranking das cidades mais inteligentes do mundo? Ele foi elaborado pelo Centro de Globalização e Estratégia do Instituto de Estudos Superiores da IESE Business School, escola de negócios da Universidade de Navarra.

Top 10:

1) Londres (Reino Unido).

2) Nova York (Estados Unidos).

3) Amsterdã (Holanda).

4) Paris (França).