Univates

Plataforma de Carreira passo a passo

9 maio 2022

mediação entre os estudantes da Univates e as vagas de emprego disponíveis no mercado ocorre por meio da Plataforma de Carreira, que substituiu o Balcão de Empregos da Instituição. Por conta disso, é normal que você tenha dúvidas sobre como cadastrar seu currículo e as funcionalidades da nova plataforma. Para que você aproveite ao máximo esse novo recurso, a Univates preparou esta leitura que explica passo a passo o funcionamento do sistema.

(Foto: Natália Bottoni)

Mas o que é a Plataforma de Carreira?

Antes de saber como funciona, é essencial ter conhecimento sobre o que é a Plataforma de Carreira. Desenvolvida por uma empresa norte-americana especializada em soluções para empregabilidade, com atuação em instituições conceituadas como a Universidade de Harvard, a ferramenta concentra um banco de vagas e oferece aos usuários melhor perspectiva das suas ações profissionais. O estudante tem acesso aos perfis completos das empresas e pode fazer a sua candidatura de forma on-line. Você pode conferir as oportunidades da região a qualquer hora e em qualquer lugar. Também há orientação de carreiraelaboração de currículo e preparação para entrevistas.

ferramenta também permite um relacionamento mais próximo entre aluno e empresa. Você pode visualizar mais vagas de forma simultânea e atualizar seu perfil com mais detalhes, podendo enviar o currículo às empresas de seu interesse. Quanto mais interagir com o ambiente, mais a plataforma o direciona para informações que têm relação com suas preferências profissionais, assim, ela se torna “personalizada” para seus interesses.

O acesso à ferramenta é permitido a todos os alunos dos cursos técnicos, de graduação presencial e de Educação a Distância (EAD), de pós-graduação e aos diplomados da Univates. A mudança foi implantada para que a Instituição tenha papel mais ativo no apoio profissional aos estudantes, não somente na divulgação de vagas.

Passo a passo

acesso à Plataforma de Carreira pode ser realizado de duas formas. Se for pelo Universo Univates, na aba “Carreira”, não é necessário fazer login novamente na ferramenta, pois ele é automático.

(Foto: Divulgação)

Pelo site da Univates, em “Serviços”, “Alunos” e, em seguida, “Central de Carreiras”, é necessário preencher o nome de usuário (início do e-mail do @universo.univates.br) e a senha que é usada para acessar os serviços da Instituição.

Do lado esquerdo, a ferramenta apresenta vários ícones. O primeiro, Início, está relacionado com a tela inicial e expõe as informações básicas do perfil do aluno. Os banners no cabeçalho contêm informações institucionais referentes à carreira. Os demais assuntos da página se modificam à medida que o estudante preenche o seu perfil.

O link Oportunidades tem duas funções: Pesquisar e Minhas Candidaturas. No primeiro é possível visualizar as oportunidades divulgadas pelas empresas, e o outro mostra para quais vagas o discente se candidatou. 

Perfil é um “currículo profissional resumido”, que o estudante pode publicar de forma opcional, sendo um facilitador para as empresas visualizarem as suas informações pessoais. Nele é possível anexar uma foto de perfil, que deve estar nos mesmos padrões daquela utilizada no currículo. A foto de capa deve ter relação com o conteúdo. A dica é colocar uma imagem que representa a área de atuação do acadêmico. Na declaração pessoal, a sugestão é escrever um parágrafo sobre as experiências profissionais e de que forma o estudante pode contribuir com futuros empregadores.

A parte de educação é preenchida automaticamente por meio dos dados do sistema acadêmico, então as informações registradas ali não são editáveis. Caso haja inconformidade, a recomendação é entrar em contato com a Central de Carreiras da Univates. Em experiências, deve-se escrever sobre vivências profissionais, podendo ser o mesmo texto utilizado no currículo, pois a empresa pode optar por visualizar só o perfil em vez do currículo. Imagens e informações sobre projetos executados durante e depois da graduação podem ser acrescentadas em projetos. Nas habilidades e competências, o objetivo é listar programas, ferramentas e recursos dominados pelo aluno. 

À direita da tela, é possível acrescentar um e-mail para contato (orienta-se que seja utilizado o da Univates, para garantir o recebimento), o perfil do Facebook e do LinkedIn (ambos opcionais). Também pode-se anexar um currículo on-line, um site ou blog. No espaço final dessa página, há informações sobre a quantidade de visualizações do perfil.

A aba Documentos indica o repositório de documentos do estudante. O link Meus Documentos permite fazer upload de arquivos do computador, como currículocarta de apresentaçãoportfólio etc. (todos em formato PDF), não havendo limite de arquivos. No Banco de Currículos, opta-se por fazer parte do banco de currículos de alguma empresa.

Se o banco fizer referência a uma vaga em específico, sugere-se que o currículo compreenda os requisitos. Já o Criador de Currículo permite criar um currículo ou carta de apresentação a partir de modelos pré-definidos. O aluno pode cadastrar quantos currículos quiser, a partir de diferentes modelos. Para a empresa é enviado o mais adequado ao perfil procurado. O Portfólio compreende a inserção de informações sobre o portfólio de produções e é utilizado usualmente nas áreas de arquitetura e comunicação. Ele deve ser público (essa opção deve ser assinalada no topo da página).

Em Eventos, encontram-se informações sobre eventos relacionados à carreira e empregabilidade.

Já em Empregadores, no link Todos, apresenta-se uma lista com todos os empregadores cadastrados na Plataforma de Carreira. É possível marcar com estrela os preferidos. Com isso, o estudante passa a “seguir” a empresa e recebe com destaque as vagas divulgadas por ela. 

O espaço em que são disponibilizadas pesquisas com ênfase em carreiras é a aba Pesquisas.

link Recursos, em Biblioteca de Documentos, mostra os documentos anexados pelo acadêmico, como currículocarta de recomendação e outros. 

Na aba Minha Conta, em Perfil Pessoal, é possível fazer edições no perfil, apesar de boa parte dos dados não serem editáveis, por estarem vinculados ao sistema acadêmico. Para fazer alterações, é preciso entrar em contato com o Atendimento Univates. A Privacidade sugere a mudança de opções de privacidade, como o recebimento ou não de e-mail e mensagens SMS de notificação das vagas.

Além disso, é importante destacar que as notificações e alertas de novas oportunidades estão disponíveis por meio do aplicativo gratuito da Plataforma de Carreira para dispositivos móveis, o Symplicity. A ferramenta também está vinculada ao LinkedIn, então os alunos podem ter acesso a outras vagas por esse meio. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail carreiras@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5464, 5410 ou 5107.

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3