Conteúdo Digital Estudos

Como funciona o TCC de graduação?

Postado por Lais Pontin Matos

compartilhe

🔎 1.0 Introdução

Não tem jeito: os estudantes que estão na reta final da graduação (ou que nela pretendem ingressar) devem, antes de pôr as mãos no sonhado diploma, fazer o (nem tão complicado assim, garantimos!) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Se você, querido aluno calouro ou veterano, tem dúvidas a respeito da elaboração desse trabalho de pesquisa que deixa muita gente de cabelo em pé 😱 (sem necessidade alguma, na grande maioria das vezes), preste atenção ao nosso post. Nele explicamos direitinho como funciona a construção de um TCC (da escolha do tema até a apresentação do estudo científico para a banca examinadora). Leia atentamente as informações listadas abaixo para tirar nota 10 na tarefa acadêmica (da qual ninguém pode escapar, viu?) e concluir a faculdade com chave de ouro e sensação de dever cumprido. 🙏

Ana Amélia Ritt

🔎 2.0 Considerações importantes sobre a escolha do tema de pesquisa

Nicole Morás

De acordo com o coordenador e professor do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Rodrigo de Azambuja Brod, eleger um assunto para a elaboração do TCC exige a realização de pesquisas por parte do autor do futuro trabalho científico. “Falando da área na qual atuo, é comum que os estudantes escolham temas que estejam relacionados à solução de problemas da sociedade a partir da aplicação de conceitos do Design. Já tivemos, por exemplo, projetos que envolveram o desenvolvimento de sinalização adequada 🛑 para deficientes visuais em ambientes escolares e a criação de um aplicativo 📱 para a conscientização sobre a depressão”, explica.

🔎 2.1 Em caso de dúvidas, chame o(a) orientador(a)

Antes de começar a desenvolver seu TCC, o acadêmico deve eleger um professor orientador (de preferência expert no assunto que será abordado pelo estudante) para auxiliá-lo durante o processo de construção do trabalho. Brod pontua que a escolha do tema é relativamente livre, desde que o orientador ou orientadora 👨‍🏫👩‍🏫 considere que a pesquisa tem condições de ser realizada.

🔎 3.0 Mãos à obra: iniciando a produção de um estudo científico

Elise Bozzetto

Tendo decidido o tema de pesquisa de seu TCC, é chegada a hora de o estudante pôr a mão na massa e começar a executar o trabalho, que pode ser desenvolvido na forma de artigo ou monografia. Entenda as diferenças entre esses dois modelos de produção científica: 

📑 o artigo científico (recomendado em casos específicos) é um trabalho monográfico (que aborda e explora um único assunto) apresentado de maneira sintética e objetiva. Em universidades, sua construção é resultado de uma investigação acadêmica. A elaboração de um artigo deve obedecer a uma série de critérios de pesquisa estabelecidos pela comunidade científica;

📑 a monografia pode contemplar os resultados de uma pesquisa focada em um tema único, uma delimitação de campo ou então um recorte de uma realidade. O acadêmico deve estruturar sua monografia baseando-se em um modelo científico de trabalho, que estabelece, por exemplo, a apresentação de dados sobre a hipótese criada, a metodologia desenvolvida e os resultados da pesquisa realizada.

 

Ana Amélia Ritt

Brod explica que na Univates o tempo de produção de um TCC é de dois semestres. Na disciplina de TCC I, os estudantes realizam a parte teórica da tarefa, definindo aspectos como tema, problema a ser investigado, objetivos da pesquisa e a metodologia que será empregada no trabalho. É somente durante a disciplina de TCC II que os alunos do curso de Design desenvolvem efetivamente o projeto prático, além, é claro, de atentarem para a revisão de tudo o que já foi feito.

🔎 4.0 Partiu encarar a banca examinadora?

Divulgação

A esta altura do campeonato, você é capaz de adivinhar o que ainda o separa da formatura? 🎓

Depois de concluídos, tanto o TCC I como o TCC II do acadêmico devem ser apresentados a uma banca examinadora formada por professores ou profissionais da área, que irão avaliar a pesquisa realizada dando uma nota para ela. O estudante dispõe de 20 minutos para explicar verbalmente seu trabalho à banca, expondo ideias e conclusões que considere relevantes.

Dizem por aí que as etapas de apresentação dos TCCs à banca examinadora são as mais tensas de todo o processo de execução do trabalho de pesquisa, mas você não precisa temê-las se tiver feito as tarefas propostas com dedicação, zelo e amor. 💖

🔎 5.0 Conclusão

Divulgação

Viu como produzir um TCC não é coisa de outro mundo? Você só precisa escolher um tema de pesquisa legal, com o qual tenha afinidade, e, a partir de então, fazer um esforcinho para deixar suas ideias tinindo também no papel. Lembre-se: ser motivado é muito mais gratificante do que ser apenas sortudo! 👊

👉 Cerveja alemã tem identidade visual criada por professores e alunos da nossa Universidade

👉 Estou formado(a), e agora? Conheça histórias de sucesso que podem te inspirar!

🔎 TCCendo & Aprendendo

Você provavelmente deve ter reparado que o post de hoje foi estruturado em um molde (beeeeem mais resumido, é verdade) de TCC, né? Consulte nossas explicações abaixo para descobrir o que cada etapa do trabalho significa. 

Introdução (1.0): é a etapa inicial de um TCC, que apresenta o tema, o problema de pesquisa, os objetivos geral e específicos e a justificativa do trabalho.

✍ Desenvolvimento (2.0 a 4.0): nesta etapa o estudante desenvolve sua pesquisa, adequando ao referencial teórico do trabalho as informações científicas obtidas, dentre outros tópicos. 

✍ Conclusão (5.0): a terceira e última etapa de um TCC exige que o acadêmico elabore a síntese dos resultados do trabalho, sugira aspectos a serem aprofundados ou a realização de novos estudos e apresente a resposta ao problema de pesquisa proposto.

E-book

[E-BOOK] Mercado de trabalho

Receba este e-book gratuitamente.

quero esse e-book
Fale com a gente