Conteúdo Digital Estudos

Por que fazemos caretas quando estamos concentrados?

Postado por Lais Pontin Matos

compartilhe

➡ Enquanto resolvia uma prova dificílima, já se pegou mordendo os lábios ou então colocando a língua para fora da boca? Apostamos que, depois de olhá-lo com curiosidade e espanto, seu professor e seus colegas concluíram que você estava tendo um piripaque e só não chamaram uma ambulância porque, em questão de poucos segundos, sua expressão facial se suavizou. Ufa! De duas, uma: quem gosta de hospital ou é médico ou é gerente de plano de saúde, concorda? O fato é que existem explicações científicas que tentam esclarecer o motivo de as pessoas fazerem caretas engraçadas quando realizam tarefas que demandam concentração, No post de hoje iremos falar a respeito de algumas dessas teorias. 

Divulgação/Pexels

Há um consenso de que o cérebro humano trabalha muito para manter nossas “atividades linguais”, digamos assim. Quando você morde seus lábios como se eles fossem feitos de chocolate belga ou então põe sua linguinha para fora da boca, sua massa cinzenta recebe sinais do que está acontecendo. Sua língua não está parada, mas também não está realizando movimentos de deglutição. Assim sendo, seu cérebro permanece ATENTO, em estado de alerta, e, por isso, seu raciocínio fica mais acelerado.

Em 2010, o Journal Child Development publicou um estudo que apontou que o cérebro humano consegue comandar funções motoras e cognitivas separadamente, processando-as em diferentes núcleos. Já um artigo científico veiculado no site ScienceDirect em 2015 revelou que alguns tipos de concentração não verbal fazem as pessoas automaticamente morderem a língua e a boca, enquanto outras formas de pensamento não interferem em nossa expressão facial. Analisando as reações físicas de crianças de 4 anos de idade, os cientistas constataram que atividades de agilidade deixaram os pequenos com a língua de fora.

O artigo publicado no site ScienceDirect também afirma que, sendo produzidos pelos centros de linguagem do cérebro humano, os movimentos da língua e das mãos estão interligados. Isso quer dizer que, quando estamos concentrados em tarefas que exigem o uso de habilidades motoras, comunicativas e de aprendizado, nossa língua tende a ficar se mexendo dentro da boca sem que percebamos. 

🐶 Se você tem um cachorro em casa, provavelmente já deve ter reparado que, às vezes, seu doguinho abre a boca, põe o linguão para fora e permanece assim por um longo tempo. Ainda não foram realizados estudos científicos que discutem os motivos pelos quais os cães fazem isso, mas temos um palpite plausível: vai ver os bichinhos estão concentradíssimos pensando em uma estratégia infalível que fará seus tutores alimentá-los com carne de verdade e não com ração sabor vegetais frescos da Amazônia…

Alimentos que ajudam a melhorar a concentração

Divulgação/Pexels

Se uma carinha assim não é capaz de comovê-lo, talvez você já esteja morto por dentro...

🧠 Quer saber como seu organismo funciona?

Realizando uma graduação na área da saúde, você irá descobrir segredos incríveis sobre o corpo humano. Se ainda não decidiu qual faculdade do ramo fazer, dê uma conferida nos posts linkados abaixo e eleja já um curso para chamar de seu! 

🦠 O que vou estudar no curso de Biomedicina?

💉 O que vou estudar no curso de Enfermagem?

🩺 Dez motivos para você fazer Medicina na nossa Universidade

💊 Confira seis motivos para ingressar no curso de Farmácia da nossa Universidade

🍴 Por que estudar Nutrição na nossa Universidade?

💪 Por que estudar Fisioterapia na nossa Universidade? 

🦷 Em quais áreas profissionais um dentista pode trabalhar? 

💊 Como funciona o mercado de trabalho para farmacêuticos? 

E-book

[E-BOOK] Saiba qual profissão é a sua cara!

Receba este e-book gratuitamente.

quero esse e-book
Fale com a gente