Conteúdo Digital Univates

Quais espécies de pássaros vivem no campus da Univates?

Postado por Lais Pontin Matos

➡ Curioso para descobrir quantos tipos de pássaros vivem no campus da Univates? Essa foi a indagação que norteou a  elaboração de dois artigos científicos desenvolvidos por diplomados da nossa Universidade. Um dos estudos indicou que a Instituição é lar de pelo menos 145 espécies de 42 famílias. Dando uma olhadinha no post de hoje, você vai conhecer as características principais de quatro aves que dividem espaço com estudantes, professores e colaboradores e que, de vez em quando, também surgem na área de convivência do Prédio 9 para bicar umas comidinhas. Viu só como, em alguns aspectos, os animais podem ser muito parecidos com a gente? 🤣

1) Maria-faceira 🐦

Divulgação/Rudimar Narciso Cipriani/G1

Espécie: Ardeidae.

Características: chamada cientificamente de Syrigma sibilatrix, a ave consegue se adaptar facilmente a lugares úmidos e secos (dá para acreditar que a danada até curte o calorão que faz em Lajeado durante o verão? GUERREIRA!). Foi batizada popularmente como maria-faceira por conta de sua coloração, que varia entre o azul-claro (face), o rósea (bico), o cinza (coroa e crista), o cinza-claro (dorso) e o amarelo (plumagem da garganta, do pescoço e das partes inferiores). O pássaro, considerado em extinção (mas presente no campus da Univates, oba!), tem um canto melodioso e longo, que se assemelha ao som produzido por trenzinhos de brinquedo. Piuí, piuí, piuí abacaxi… ♫

2) Alma-de-gato 🐦

Divulgação/Alessandro Abdala

Espécie: Cuculidae

Características: chamado cientificamente de Piaya cayana, o pássaro é originário da Guiana Francesa, mas também pode ser encontrado aqui no campus da Univates. É conhecido popularmente como alma-de-gato porque seu canto se assemelha aos gemidos que os felinos produzem. A ave (que, até onde se sabe, não mantém nenhum tipo de relacionamento com animaizinhos que já morreram) mede cerca de 60 centímetros de comprimento e possui plumagem ferrugínea nas partes superiores, peito acinzentado, ventre e cauda escuros, bico amarelo e íris vermelhas. Em voos de curta distância, percorre, rápida e silenciosamente, os galhos das árvores em busca de comida (insetos, pequenos vertebrados e frutas).

3) Coruja-de-igreja 🐦

Divulgação/Passarinhando

Espécie: Tytonidae.

Características: chamada cientificamente de Tyto furcata ou Tyto alba, a coruja-de-igreja, assim como Edward Cullen, de Crepúsculo, também tem hábitos noturnos. Durante o dia, o pássaro é normalmente encontrado descansando em locais como fendas de árvores, cavidades de rochedos, forros e sótãos de casas e torres de igrejas (daí deriva seu nome popular). A ave produz um som rouco, semelhante ao de tecido sendo rasgado, que pode causar sustos nas pessoas que passeiam distraidamente pelo campus da Univates. O animal costuma se alimentar dos bichos que caça na madruga boladona madrugada: invertebrados, roedores, pequenos lagartos e anfíbios.

4) Mãe-da-lua 🐦

Divulgação/Pássaros Exóticos

Espécie: Nyctibiidae

Características: chamada cientificamente de Nyctibius griseus, a ave vive em regiões quentes e costuma se alimentar de, por exemplo, morcegos, lagartos e insetos que apanha durante o voo. Utiliza sua plumagem para se camuflar e pode muito bem ser confundida com um pedaço de madeira, um galho de árvore ou um tronco partido ou em pé. Encontrar o pássaro batendo as asinhas pelo campus da Univates nem sempre é fácil (já que, como vimos, o danadinho às vezes prefere ficar escondido do mundo). Seu canto agudo e de lamentação, entretanto, é inconfundível e dificilmente passa despercebido.

Curioso para conhecer mais espécies de pássaros que vivem no campus da Univates? 🤔

Na graduação de Ciências Biológicas (licenciatura), você terá chances incríveis de realizar pesquisas e fazer levantamentos para descobrir, por exemplo, quantas espécies de pássaros vivem no campus da Univates. Acesse o link abaixo e entenda como o curso funciona:

Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da Univates