Conteúdo Digital Univates

[QUIZ] O que você sabe sobre as três cidades mais inteligentes do Brasil?

Postado por Lais Pontin Matos

compartilhe

📝 Com o conceito de cidades inteligentes explicado, chegou a hora de testar seus conhecimentos a respeito de três smartcities que estão localizadas aqui no Brasil. Elaboramos um quiz legalzera que fará você descobrir curiosidades interessantíssimas sobre os municípios de São Paulo, Florianópolis e Curitiba*. Providencie papel e caneta para anotar suas respostas e boa sorte, campeão!

1) São Paulo (São Paulo) 😍

Divulgação/Pexels

1️⃣ Por que São Paulo é considerada uma cidade top das galáxias?

a) Porque o vocabulário da galera de lá é vasto e diferenciado. Em nenhum outro lugar do país as pessoas usam a palavra “cota” como uma expressão indicativa de tempo, por exemplo.

b) Porque no município existe a Travessa Maravilha Tristeza, a rua mais impecavelmente triste do Brasil

c) Porque, além de eleito o centro financeiro com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, o município também se destaca nas áreas de tecnologia, empreendedorismo e acessibilidade e mobilidade urbana.

(Resposta correta: letra C). 

Engana-se quem pensa que o município é conhecido apenas pelo título de “terra da garoa”. No ranking Connected Smart Cities 2020, a metrópole ocupa a primeira posição, se destacando, principalmente, no ramo de acessibilidade e mobilidade urbana. Fatores como a expansão da Linha do Metrô, a ampliação da capilaridade rodoviária interestadual (que possibilitou o transporte para muitos destinos fora do Estado) e a construção de cerca de 400km de ciclovia contribuíram para tornar São Paulo a cidade mais inteligente do Brasil.

Divulgação

Breaking news: São Paulo supera Gotham City em nível de encanto. Fontes confirmam que Batman já estuda a possibilidade de se mudar para a metrópole. Errado ele não está, concorda?

2) Florianópolis (Santa Catarina) 😍

Divulgação/Pexels

2️⃣ O que diferencia Florianópolis das outras cidades do Brasil?

a) Seus nomes antigos, ué. Em um passado nem tão distante assim, Florianópolis já foi chamada de, guess what*, Porto dos Patos, Meiembipe, Ilha de Santa Catarina, Nossa Senhora do Destino Desterro e Desterro. A criatividade do brasileiro está aí, é enfeitiçado por ela quem quer!

b) A cidade inteligente se destaca por ter a terceira melhor economia do Brasil. Só em 2019, por exemplo, registrou alta de incríveis 2,8% do PIB per capita.

c) O fato de que, entre os meses de agosto a outubro de cada ano, baleias francas podem ser vistas dando um rolezinho nas praias da Armação e do Matadeiro, localizadas na região sul do município. Os mamíferos costumam dar o ar da graça nesses locais para amamentar seus filhotes e acasalar. Bichinhos também amam (e amam muito!), sabia?

(Resposta correta: letra B). 

No ranking Connected Smart Cities 2020, Florianópolis figura como a segunda cidade mais inteligente do Brasil e se destaca, sobretudo, pelo fato de possuir uma economia superdesenvolvida. Por lá, quase 70% dos empregos estão no setor privado, 67% das receitas municipais não têm origem em repasses e a renda média dos trabalhadores formais gira em torno de quase cinco mil reais mensais. Já pensou na infinidade de brusinhas que os assalariados podem comprar ganhando todo esse dinheiro por mês? Mi-ni-na!

Divulgação/Rede Bandeirantes de Comunicação

De: equipe do Blog Univates. Para: Florianópolis s2.

3) Curitiba (Paraná) 😍

Divulgação/Pexels

3️⃣ Por que Curitiba é considerada uma cidade diferentona de um jeito legal?

a) Porque o município possui ecossistemas inovadores como, por exemplo, o Vale do Pinhão, que promove ações nas áreas de empreendedorismo, economia criativa e tecnologia, impactando diretamente a vida de cerca de 1200 pessoas por mês.

b) Pois a cidade abriga o único vampiro do Brasil, o escritor Dalton Trevisan. O homem vive recluso no município e ganhou a ilustre fama depois de ter publicado um livro de contos intitulado “O Vampiro de Curitiba”. Ui, que medo!

c) Porque por lá o pessoal chama salsicha de “vina”, estojo de “penal”, tangerina de “mimosa” e pão doce de “chineque”. Acreditamos que é uma questão de tempo até os curitibanos fundarem um idioma próprio e assumirem o controle do Brasil!

(Resposta correta: letra A). 

Eleita a terceira cidade mais inteligente do Brasil pelo ranking Connected Smart Cities 2020, Curitiba possui muitos ecossistemas inovadores que supermelhoram a vida de quem mora por lá. Um exemplo desses ecossistemas é o Vale do Pinhão, criado para incentivar o ambiente de startups na capital do estado do Paraná. A iniciativa, ancorada em seis pilares (educação e empreendedorismo, tecnologia, reurbanização e desenvolvimento, integração e articulação do ecossistema de inovação e fomento fiscal), recebe apoio de órgãos como centros de pesquisa, fundos de investimento, universidades, aceleradoras, incubadoras e entidades promotoras de movimentos culturais e criativos.

Divulgação/Facebook

Seja bem vindo a Curitiba. Aqui nós nunca nos cansamos de inovar!

*Os municípios de São Paulo, Florianópolis e Curitiba foram eleitos cidades inteligentes pelo ranking Connected Smart Cities 2020. O estudo avaliou indicadores de 11 setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. 

*Guess what: Adivinhe (traduzido do inglês).

Evento virtual da Univates irá discutir papel das cidades inteligentes na sociedade

A partir de 04 de março, a Univates irá promover uma série de eventos que objetiva discutir o papel das cidades inteligentes na sociedade. Trata-se do Crie Smart Cities, que terá como atividade de abertura uma palestra virtual com os convidados Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, coordenador do Pacto Alegre, José Wellington Ramirez, representante da Ruta N, da Colômbia, e Andrés Arias, colombiano especialista em cidades inteligentes.

Você pode se inscrever para participar da palestra de abertura do Crie Smart Cities por meio deste link. A atividade, promovida pela Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) da Univates, é gratuita e aberta a toda comunidade. 

Obtenha mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5943, ou então pelo e-mail eventos@univates.br

E-book

[E-BOOK] Guia definitivo para quem quer empreender.

Receba este e-book gratuitamente.

quero esse e-book
Fale com a gente