Como é a rotina de quem cursa EAD?

9 maio 2022

Agora que você sabe por que a Univates é a melhor escolha para sua educação a distância, vamos lhe mostrar como é o dia a dia de um aluno EAD. Além disso, apresentamos algumas dicas de organização de nossos estudantes. Fique por dentro:

Foto: Tuane Eggers

De Dois Lajeados, a estudante de Ciências Biológicas Mainara Elisa Villa optou pela modalidade a distância pela comodidade de estudar no local e no horário em que pudesse. “Terminei o Ensino Médio há cinco anos. Na época tinha vontade de cursar Medicina Veterinária, mas o fato de ter de sair de casa me fez desistir. O curso de Ciências Biológicas EAD trouxe a biologia, que sempre amei, juntamente com a flexibilidade de horário”, conta.

Esse também foi um dos motivos de o estudante de Administração e morador de Teutônia Carlos Eduardo Strate optar pela EAD. “Além da flexibilidade, que faz com que eu possa estudar inclusive em viagens, desde que eu tenha acesso à internet, há a questão dos gastos, pois, se considerar transporte e mensalidade, ficam bem menores. Outro fator foi a qualidade do ensino”, afirma Strate, que também é diplomado no curso Técnico em Segurança do Trabalho pela Univates. “Existem outras instituições que oferecem Administração na modalidade EAD, mas como eu já conhecia a infraestrutura da Univates, toda a questão de Teatro, Biblioteca e professores, e sabia da qualidade do ensino, aguardei a abertura dessa nova modalidade”, completa.

Quais as vantagens de ser um estudante EAD na Univates?

Por que estudar EAD na Univates?

Trabalho + estudos + vida social

Foto: Tuane Eggers

Técnico em Segurança do Trabalho em uma cooperativa da região do Vale do Taquari, Strate conta que sua jornada de trabalho inicia às 3h.

“Acordo às 2h30min e faço meu intervalo de trabalho das 7h às 8h. Nesse momento costumo tomar café, aproveito para olhar as atividades de aula e as notícias. Trabalho até meio-dia, então almoço e vou para casa. Tento deixar as questões prontas até quarta-feira, que é quando estou mais motivado, assim tenho o fim de semana livre e posso descansar” (Carlos Eduardo Strate, estudante de Administração EAD).

(Foto: Divulgação)

Mainara mora com seus pais no interior do município. Durante a manhã ela trabalha com gado de leite e à tarde estuda para a aula.

“Uma dica é sempre reservar um tempo para o estudo e não deixar as tarefas acumularem” (Mainara Elisa Villa, estudante de Ciências Biológicas EAD).

(Foto: Divulgação)

Strate concorda ao sugerir que o estudante defina seu tempo de estudo. Outra dica, conforme o aluno, é escolher um local onde seja possível se concentrar. “A EAD dá a facilidade de estudar em qualquer lugar, mas precisamos ter um ambiente de estudos adequado. Se a casa é muito movimentada, por exemplo, os alunos podem ir ao polo”, aconselha.

Como funciona?

Com videoconferências semanais com professores, além de materiais como textos, vídeos e demais atividades no ambiente virtual, a EAD da Univates oferece todo o suporte necessário para estudar quando e onde quiser. A cada nove semanas (final do módulo de 200 horas) acontecem avaliações presenciais. Para realizá-las, o aluno deve comparecer em dia e hora marcados no polo com o qual tem vínculo de matrícula. Mais informações aqui.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades