Carreira Cursos Técnicos

Quais atividades profissionais posso exercer depois de formado em um curso Técnico? – Parte 03

6 maio 2022

Precisando de ajuda para descobrir quais atividades profissionais você poderá exercer depois de formado nos cursos Técnicos em EdificaçõesEletroeletrônica Mecânica? Se sim, não deixe de dar uma olhadinha no post de hoje, que reúne, além das principais atribuições dos diplomados, informações sobre os Conselhos que regulamentam as diretrizes dessas áreas. Fique ligado: 

🔙 Para conhecer as atribuições de técnicos em Alimentos, Cervejaria e Segurança do Trabalho, clique aqui

🏢 Técnico em Edificações

Foto: Elise Bozzetto

🎓 Vida de diplomado: o curso Técnico em Edificações capacita os indivíduos para que, depois de formados, eles consigam desempenhar algumas atividades profissionais no ramo da construção civil. Os diplomados estão habilitados para, por exemplo, fazer a conexão entre o planejamento e a execução de obras, realizando funções nas áreas de desenho, orçamentos, ensaios tecnológicos, levantamentos topográficos, acompanhamento de cronogramas, fiscalização e controle de qualidade. 

Técnicos em Edificações podem trabalhar em construtoras (desempenhando funções em canteiros de obras), escritórios (desenvolvendo planejamentos de obras, orçamentos e projetos complementares) e também como autônomos (executando projetos de até oitenta metros quadrados).

🎛 Técnico em Eletroeletrônica

Foto: Tuane Eggers

🎓 Vida de diplomado: diplomados do curso Técnico em questão possuem conhecimentos teóricos e práticos apropriados para desenvolver qualquer tipo de manutenção, instalação ou reparação na área eletrônica. Os profissionais são capazes de fornecer soluções rápidas e eficazes para problemas do ramo, sempre zelando pela qualidade e pelo funcionamento dos aparelhos eletrônicos com os quais trabalham.

Formando-se no curso Técnico em Eletroeletrônica, você poderá exercer as seguintes atividades profissionais

🎛 Projetar e instalar sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos;

🎛 Propor o uso eficiente da energia elétrica;

🎛 Elaborar, desenvolver e executar projetos de instalações elétricas de baixa tensão em edificações;

🎛 Propor e implantar inovações eletroeletrônicas que sejam capazes de aperfeiçoar e otimizar os sistemas produtivos;

🎛 Atuar de forma empreendedora prestando serviços na área eletroeletrônica.

O campo de atuação para técnicos em Eletroeletrônica é muito vasto e contempla, por exemplo, os ramos de produção de manufaturas, comunicação, automação, construção, comércio e segurança pública.

⚙ Técnico em Mecânica

Foto: Tuane Eggers

🎓 Vida de diplomado: o curso Técnico em Mecânica capacita os indivíduos para que, depois de formados, eles possam projetar ferramentas, manusear equipamentos, controlar processos de fabricação e realizar a manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos, seguindo os requisitos de segurança e qualidade. Outras atribuições desses profissionais são: planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação, manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos e também aplicar processos de solda, fresa, torneamento, técnicas de medição e ensaios mecânicos.

Técnicos em Mecânica podem exercer atividades profissionais em organizações industriais, indústrias de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa, e empresas de prestação de serviços ligadas ao setor metal mecânico. 

🏢🎛⚙ O que é e para que serve o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT)? O CFT é o órgão responsável por regulamentar e garantir o livre exercício das atividades profissionais dos técnicos e técnicas do Brasil. O Conselho provém amparo legal aos indivíduos registrados. 

Para ficar por dentro das atribuições de profissionais formados em cursos técnicos que não foram listados nesta matéria, continue de olho no blog. Em breve, você poderá ler a quarta e última parte da série de posts que estamos elaborando sobre o assunto. 

Leia também: 

💼 Quer empreender? Cursando um técnico você pode!

🏠 Como funciona o curso Técnico em Design de Interiores?

📷 Como funciona o curso Técnico em Processos Fotográficos?

🏥 Como funciona o curso Técnico em Imobilizações Ortopédicas?

🤔 Confira os motivos para fazer um curso Técnico na nossa Universidade

😍 Já conhece os benefícios de ser aluno da nossa Universidade?

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3