Univates

Saiba tudo sobre o curso Técnico em Enfermagem da Univates

15 jan 2024 Leitura: 7 min

Saiba tudo sobre o curso Técnico em Enfermagem da Univates. Lendo o post de hoje, você vai descobrir detalhes a respeito da formação que habilita profissionais para realizar ações de prevenção de doenças, promoção da saúde, reabilitação e cuidado integral das pessoas. Prepare-se para conhecer todas as oportunidades do fascinante universo da enfermagem! 💉💊

Quais são as vantagens de fazer um curso técnico?

Sobre o curso técnico de enfermagem

Com duração de dois anos e meio, o curso Técnico em Enfermagem da Univates habilita os profissionais para realizar ações de prevenção de doenças, promoção da saúde, reabilitação e cuidado integral das pessoas. No decorrer do curso, os estudantes aprendem a identificar e a atender as necessidades dos indivíduos, de famílias e da comunidade em geral.

Sendo um técnico em enfermagem, você vai poder se dedicar a atividades como, por exemplo:

• Assistência direta ao paciente, administrando cuidados básicos e realizando alguns procedimentos clínicos;
  • Monitoramento contínuo de sinais vitais e administração de medicamentos conforme prescrição médica;
  • Colaboração com a equipe de saúde em diferentes ambientes, como hospitais, clínicas, ambulatórios e postos de saúde;
  • Auxílio em procedimentos cirúrgicos e de diagnóstico, garantindo a segurança e o bem-estar do paciente.

Enfermeiro e técnico em enfermagem fazem a mesma coisa?

Embora compartilhem algumas responsabilidades na área da saúde, é importante ressaltar que há diferenças nos níveis de formação e de atuação profissional de enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Pelo fato de possuírem uma formação mais abrangente, os enfermeiros realizam funções que incluem, por exemplo, o diagnóstico de enfermagem e o planejamento e a implementação de tratamentos. Além disso, também podem atuar supervisionando equipes de saúde. Os técnicos em enfermagem, por sua vez, têm uma atuação mais voltada para a execução prática de procedimentos clínicos e o suporte direto ao paciente.

As disciplinas do curso técnico em enfermagem

Dê só uma espiada em algumas das disciplinas incríveis e superpráticas que compõem a grade curricular do curso Técnico em Enfermagem da Univates.

• Anatomia e Fisiologia I: não é à toa que essa é uma das disciplinas queridinhas dos estudantes da área da saúde! Nela você vai estudar as células, os tecidos, os planos, os eixos e a variação anatômica do corpo humano. Além disso, também irá se familiarizar com as definições, as generalidades, as nomenclaturas, a localização, as variações anatômicas e as particularidades dos sistemas circulatório, respiratório, digestório, tegumentar, do aparelho locomotor (ósseo, muscular e articular) e hematopoiético.
  • Prática da Enfermagem: essa é uma disciplina de introdução ao ambiente hospitalar, ou seja, nela você vai aprender como atender os pacientes hospitalizados. Além disso, também irá estudar técnicas fundamentais empregadas no exercício da Enfermagem e no processo do cuidar.
  • Urgência e Emergência: ao longo dessa disciplina, você vai receber orientações sobre como agir em situações críticas de intervenção da enfermagem e realizar seu trabalho com uma equipe multiprofissional.

LÁ VÊM MAIS SPOILERS: conheça a estrutura do nosso curso

Estudar em espaços modernos faz toda a diferença na formação dos alunos do curso Técnico em Enfermagem. Assim sendo, a Univates investe continuamente em infraestrutura e tecnologia, disponibilizando ambientes superequipados e recursos atualizados para uma experiência de aprendizado completa.

Conheça alguns dos laboratórios nos quais você poderá aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso.

E aí, ansioso para começar a construir uma linda carreira na área da saúde? Dê start na sua trajetória profissional matriculando-se no nosso curso Técnico em Enfermagem. Estamos prontos para oferecer a você uma educação de qualidade e experiências únicas de aprendizado, que certamente irão contribuir para o seu crescimento e sucesso no ramo. Venha viver a emoção de se preparar para os desafios apaixonantes da enfermagem! 💖🚀

Confira os motivos para fazer um curso técnico na nossa Universidade

Por que estudar na Univates pode ser uma opção para você?

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades