Univates

TOP 6: conheça os espaços mais legais da nossa Universidade

9 maio 2022

Você sabia que a estrutura física da Univates está amplamente preparada para recebê-lo(a)? Além de contar com corpo docente altamente qualificado, a Universidade disponibiliza inúmeros espaços de integração e aprendizagem capazes de entusiasmar tanto acadêmicos veteranos quanto estudantes recém-saídos do ensino médio.

No campus, por exemplo, natureza e modernidade pulsam em sintonia: árvores exuberantes circundam os prédios que sediam o Anfiteatro e a Biblioteca. Ficou curioso(a)? Então dê uma espiadinha na lista que elege os seis melhores lugares de nossa Instituição de ensino e, concluída a leitura, não deixe de visitar pessoalmente cada um deles.

1) Centro Cultural Univates: Teatro Univates e a Biblioteca (mais moderna do Brasil)

Sediada no coração do campus, não é à toa que nossa Biblioteca é considerada a mais moderna do Brasil: em cinco andares estão distribuídos cerca de 300 mil livros físicos, divididos em acervos identificados por cores. O espaço, totalmente tecnológico, oferece aos acadêmicos salas de estudo coletivas e individuais, lounges para descanso e empréstimo de tablets e notebooks. Na internet, os graduandos têm acesso a vasta plataforma digital de periódicos.

Foto: Nicole Morás

Localizado ao lado da Biblioteca, o Teatro Univates sedia formaturas semestrais de graduação e cursos técnicos, espetáculos de dança, shows de artistas nacionais e internacionais, palestras que abordam assuntos de interesse público, entre outros eventos. Algumas atrações são abertas à comunidade em geral, que pode acessar o site www.univates.br/teatro para conferir a programação oferecida. Além disso, há um gramado lindo e um espaço super arborizado para descansar, tomar chimarrão e colocar em dia uma boa leitura.

Foto: Lucas George Wendt

2) Prédio 1 com o mural do Kobra

Você já deve ter ouvido falar do Kobra, o artista brasileiro conhecido por pintar murais em diversos países. Então, o mural “Olhares da Educação” na fachada do Prédio 1 da Univates foi pintado por ele! A obra apresenta três importantes personalidades da educação, Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire, e já virou o lugar mais amado de Lajeado para fazer aquela selfie linda. O mural foi criado em comemoração dos 50 anos do Ensino Superior no Vale do Taquari.

Foto: Elise Bozzetto

3) Laguinho

Sobre as águas tranquilas do laguinho da Univates está construído um deque de descanso para a comunidade acadêmica. As pessoas que passam por ali geralmente ficam encantadas com a beleza do local. No entardecer, o sol se põe, tornando o céu alaranjado e os estudantes podem curtir o finzinho dos dias acomodados em bancos amadeirados. Cuias de chimarrão seguidamente acompanham os graduandos em momentos de relaxamento.

Foto: Elise Bozzetto

4) Diretório Central de Estudantes – DCE

Diretório Central de Estudantes, localizado no Prédio 09, é sinônimo de diversão para seus frequentadores. O espaço, dividido em dois ambientes, abriga mesas de sinuca, puffs para descanso e computadores com acesso à internet. Os gestores do DCE disponibilizam, ainda, um selo específico que, quando fixado na carteirinha institucional do acadêmico da Univates, viabiliza descontos em lojas, sessões de cinema, shows, entre outros.

Foto: Ana Amélia Ritt

5) Área de Convivência

Centro de Convivência da Univates, localizado no prédio 9, nunca fica vazio. Durante os intervalos das aulas, os estudantes reúnem-se no Prédio 09, tomam lanche e jogam conversa fora. No espaço, estão implementados diversos bares com opções gastronômicas que satisfazem o público. Nas dependências do local, ainda funcionam uma farmácia, uma livraria e uma lojinha que comercializa itens diversos.

Foto: Isabel Pavan

6) Ambientes externos entre os prédios 07 e 08, 11 e 12

Espaços de convivência ao ar livre também permeiam o campus. Os estudantes que preferem relaxar fora de quatro paredes encontram à disposição locais de lazer circundados, principalmente, por natureza imponente. Os ambientes, decorados com bancos trabalhados em madeira escura, incutem nos alunos a sensação de que, mesmo depois daquela prova dificílima, ainda vale a pena permanecer na Univates para descansar e contemplar a beleza de árvores e flores da estação.

Foto: Tuane Eggers

Conheça o campus em realidade aumentada

É possível visualizar o campus da Univates por meio da realidade aumentada. Com o auxílio da tecnologia e apenas alguns cliques temos acesso a espaços como o Teatro Univates, o Parque Científico e Tecnológico (Tecnovates) e o laguinho. Acessando o mapa virtual da Univates, você pode, por exemplo, conhecer a estrutura do Tecnovates, entrar nos diversos ambientes da Biblioteca e até acompanhar uma cerimônia de formatura. Além disso, buscando divulgar o espaço do Museu de Ciências da Univates, que apresenta diversas atrações à comunidade, o outro marcador leva ao surgimento de uma coruja-buraqueira, animal frequentemente encontrado no estado.

Passo a passo

Faça o download do aplicativo Univates RA em univates.br/aplicativos e acesse os marcadores, como a foto abaixo.

Aponte seu aparelho para os marcadores e veja os conteúdos em realidade aumentada.

Toque nos ícones para visualizar conteúdos em 3D ou assistir aos vídeos em 360°.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades