Carreira Estudos Explore

Como Trabalhar e Estudar sem Prejudicar o Desempenho na Universidade?

23 nov 2022

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é a realidade de muitos estudantes universitários, tanto para aqueles que ingressam na universidade já trabalhando quanto para quem encontra um estágio durante a graduação.

Existem muitos desafios para gerenciar o tempo e manter a produtividade nos dois espaços. Neste artigo, reunimos algumas dicas que podem fazer toda a diferença nos dias mais atarefados. Continue a leitura e confira!

Dicas para trabalhar e estudar sendo universitário

Quer entender como trabalhar e estudar sem “deixar a peteca cair”? Apesar de ser uma tarefa desafiadora, é perfeitamente possível com a organização e os hábitos corretos! Veja algumas dicas:

Priorize o descanso

Muitas pessoas podem ficar nervosas por estarem relaxando ou dormindo ao invés de estudar, mas isso é uma armadilha! O sono ajuda a fixar as informações na nossa memória, portanto dormir bem é essencial para a rotina de estudos.

De nada adianta passar aquela horinha a mais estudando se você não vai se lembrar do conteúdo no dia seguinte, não é mesmo? Além disso, uma mente descansada é mais produtiva e eficaz, tanto no trabalho quanto no estudo.

Encontre sua motivação

Não tem como negar que uma rotina de trabalho e estudo simultâneos é cansativa. Por isso, procure se conhecer bem para entender aquilo que mais lhe motiva no que você faz.

Pense em coisas como:

• objetivos de carreira;
  • intercâmbios;
  • pós-graduações e especializações;
  • afinidade com a área.

Lembrar do seu propósito pode ser o combustível para aguentar um dia cheio e mais difícil.

Faça a organização dos seus dias

Outro ponto muito importante do autoconhecimento é saber como organizar seus dias para manter a produtividade sem passar dos limites.

Ferramentas como o Google Agenda podem ajudar a manter compromissos em dia. O Trello, por sua vez, é ótimo para ter uma visão geral das pendências e da sua evolução com cada tarefa. Também é possível contar com agendas ou planners físicos, se é essa sua forma de organização favorita.

Saiba o método de estudo que melhor funciona para você

Existem muitas dicas de estudo disponíveis na internet, mas nem todas podem funcionar bem para você. Por isso, pesquise e teste o que for possível para comparar seus resultados e saber o que adotar na sua nova rotina!

Considere o EAD

Fazer um curso a distância na universidade é uma forma interessante de melhorar sua produtividade e ter mais horas de descanso, porque economiza o tempo de deslocamento entre casa, trabalho e universidade, além de permitir mais flexibilidade de horários. Isso pode criar uma rotina mais leve.

Se você tem interesse em estudar de qualquer lugar para poder se dedicar mais ao seu bem-estar, sem prejudicar sua produtividade no trabalho ou na universidade, conheça a graduação EAD da Univates!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades