Estudos Explore

Universidade: expectativa X realidade

25 set 2023

Universidade: expectativa X realidade. Será que a vida universitária é como você imagina? Se dizem que tudo muda quando saímos da escola, vamos descobrir juntos o que de fato acontece por trás das portas das instituições de ensino superior? Leia nosso post para conhecer os mitos e as verdades mais comuns sobre o universo acadêmico!

Conheça mitos e verdades sobre a vida universitária.
Foto: Divulgação/Freepik

1) FESTAS

Expectativa: Festas que acontecem todas as noites até o amanhecer.

Realidade: Comemorações responsáveis e equilibradas que ajudam você a se desenvolver ainda mais. 

A vida não é como nos filmes (e, acredite, em alguns casos, isso é ótimo!). Na ficção, os universitários são retratados como pessoas que passam a maior parte do tempo em festas extravagantes, se divertindo às vezes até de forma inconsequente. Embora haja muitos momentos de descontração na universidade, é preciso salientar que eles estão mais relacionados com, por exemplo, o fortalecimento das amizades e do famoso networking.

Na verdade, a vida universitária é uma jornada de autodescoberta e crescimento, na qual os estudantes têm a oportunidade de explorar seus interesses, desenvolver e aperfeiçoar habilidades e se preparar para os desafios do mundo real. Se você fizer questão de manter uma rotina agitada durante esse período, pode participar de eventos sociais e culturais que celebram os talentos e as conquistas dos graduandos. Que tal? Essas atividades, tão convidativas quanto as festas que rolam nos filmes, proporcionam momentos únicos de alegria e conhecimento que ficarão guardados para sempre na sua memória!

2) ESTUDOS

Expectativa: Estudar apenas o que se gosta. 

Realidade: Estudar de tudo um pouco para expandir seus horizontes. 

Quando decidimos fazer uma graduação, temos a expectativa de que, no decorrer do curso, vamos estudar apenas as matérias que mais nos interessam. É ou não é assim? Acontece que, se quisermos obter uma educação completa e enriquecedora, devemos nos familiarizar, também, com assuntos que não constam na nossa lista de favoritos.

A variedade de disciplinas não deve ser encarada como um fardo, mas sim como uma oportunidade valiosa de crescimento pessoal e intelectual, certo? É possível que, ao explorar áreas do conhecimento que pareçam inicialmente menos atrativas, você acabe descobrindo novos interesses e desenvolvendo habilidades que o beneficiarão ao longo da vida. Já pensou?

Expandir os horizontes é sempre uma ótima ideia, afinal de contas, com um entendimento profundo a respeito do mundo, nossas experiências dentro e fora da universidade se tornam ainda mais interessantes!

3) AMIGOS

Expectativa: Fazer muitos amigos durante a faculdade.

Realidade: Você tende a fazer mais amigos do que imagina durante a faculdade! 

Demorou, mas veio aí: a realidade de fazer amigos durante a faculdade tende a superar expectativas! Isso porque, no decorrer da graduação, compartilhamos experiências únicas e desafiadoras com nossos colegas de classe. À medida em que, por exemplo, você e outros estudantes trabalham juntos em projetos ou participam de atividades extracurriculares, estabelecem-se laços de amizades que vão muito além da sala de aula.

Assim, ao longo de sua jornada universitária, é superprovável que, além de expandir seus conhecimentos, você também expanda seu círculo social, cultivando amizades para a vida toda!

4) ESFORÇO E DEDICAÇÃO

Expectativa: Estudar um dia antes da prova e se sair bem.

Realidade: A universidade exige muito mais esforço e dedicação, mas isso  não é ruim. 

É fato que as dinâmicas do ensino superior são muito mais complexas do que as do ensino médio. Assim sendo, o segredo para se dar bem na universidade é estudar! Em um curso de graduação, o aprendizado é mais profundo e abrangente e, portanto, você deve estar preparado para realizar suas tarefas com atenção, zelo e dedicação.

Espera-se, por exemplo, que você seja capaz de compreender os assuntos abordados em sala de aula de forma crítica. Isso envolve não apenas entender os conceitos, mas também questioná-los, relacioná-los a outras disciplinas e contextos e, é claro, desenvolver um pensamento independente! Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo a experiência universitária, enriquecendo sua capacidade de análise, argumentação e resolução de problemas.

4 dicas para montar um cronograma de estudos

Como ter foco nos estudos?

7 aplicativos para ajudar nos estudos e otimizar a rotina

Como aumentar a produtividade nos estudos

Venha viver uma experiência universitária incrível na Univates!

Agora que você já está por dentro de tudo o que acontece no ensino superior, é hora de escolher uma universidade para chamar de sua. Quer descobrir por que a Univates pode ser uma ótima opção? Então confira os motivos abaixo.

Foto: Divulgação Univates/Lucas George Wendt
  • Infraestrutura: a Univates tem uma infraestrutura que é simplesmente fan-tás-ti-ca! A Universidade conta com, por exemplo, laboratórios superequipados e tecnológicos, a Biblioteca mais moderna da América Latina, um Teatro com capacidade para 1.176 pessoas e diversos espaços de convivência ao ar livre.
  • Ensino de qualidade: você sabia que a Univates é a instituição que tem a melhor graduação do Sul do Brasil entre as universidades privadas? Pois é! Por aqui, nos preocupamos muito com a aprendizagem dos nossos estudantes e, por isso, oferecemos a eles um ensino diferenciado.
  • Sustentabilidade: o ranking Green Metric 2022 reconheceu a Univates como a Universidade mais sustentável do Sul do Brasil. O que isso quer dizer na prática? Significa que a Instituição desenvolve diversas ações para cuidar do meio ambiente, como, por exemplo, reciclar lixo, utilizar energia limpa e incentivar o uso de bicicletas para se deslocar pelo campus. Bora dar um rolezinho de Bicivates por aí?
  • Intercâmbio: os programas de intercâmbio da Univates deixam qualquer pessoa com vontade de arrumar as malas e embarcar no primeiro avião disponível! A Instituição tem parcerias com instituições de ensino superior em países como Alemanha, Bélgica, Canadá, Equador, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. Ah, e você ainda pode concorrer a bolsas de estudo que tornarão seu sonho de estudar no exterior uma realidade acessível e inesquecível!

Partiu novos começos?

Tudo muda quando saímos da escola, não é? O legal é que as mudanças com as quais nos deparamos são superpositivas. Agora que você já conhece algumas dessas novidades, é hora de começar a explorar as possibilidades e fazer escolhas que impulsionem seu crescimento pessoal e acadêmico. Venha viver experiências universitárias incríveis na Univates!

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3