Carreira Cursos Técnicos

Quais são as vantagens de fazer um curso técnico?

23 ago 2023

Você sabe quais são as vantagens de fazer um curso técnico? Leia o post de hoje e descubra por que esse tipo de capacitação tende a impactar positivamente sua carreira profissional.

Saiba como fazer um curso técnico pode impactar positivamente sua carreira.
Foto: Divulgação/Pexels

1) Fazendo um curso técnico, você pode conseguir emprego rapidamente

Muitas pessoas começam a fazer um curso técnico para se profissionalizar e conquistar um bom emprego antes de receberem o diploma. Essa é, de fato, uma das grandes vantagens de investir nesse tipo de capacitação.

Devido às constantes mudanças nas demandas das empresas, os empregadores valorizam colaboradores que apresentam perfil resolutivo, ou seja, que conseguem resolver problemas por meio da implementação de soluções ágeis e práticas.

Durante o curso técnico, os estudantes colocam a mão na massa para desenvolver habilidades e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em situações reais. É por isso que as empresas gostam de contratar profissionais de nível técnico, mesmo que eles ainda não tenham concluído sua formação.

2) Fazendo um curso técnico, você pode começar a prosperar financeiramente antes mesmo de se formar

Vimos que uma das vantagens de fazer um curso técnico é a possibilidade de ser contratado por uma grande empresa antes mesmo de se formar. Ao ingressar mais cedo no mercado de trabalho, o profissional vai adquirindo conhecimento e experiência e, consequentemente, com o passar do tempo, tende a receber salários cada vez melhores.

Optar por realizar uma formação técnica pode ser uma estratégia inteligente para impulsionar o crescimento financeiro, já que esse tipo de capacitação também permite ao estudante desenvolver habilidades práticas altamente valorizadas pelo mercado, como:

• capacidade de operar equipamentos industriais;
  • capacidade de configurar sistemas eletrônicos;
  • capacidade de configurar sistemas de computadores;
  • capacidade de ler e interpretar desenhos técnicos;
  • capacidade de criar layouts, logotipos e outros materiais visuais;
  • capacidade de criar e editar vídeos.

Onde posso trabalhar depois de formado no Técnico em Automação Industrial?

Onde posso trabalhar depois de formado no Técnico em Edificações?

3) Fazendo um curso técnico, você pode ajudar a cuidar da saúde das pessoas

Fazendo algum curso técnico da área da saúde, você vai poder contribuir para manter o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Adquirindo conhecimentos específicos sobre anatomia, fisiologia e radiologia, por exemplo, será possível prestar um suporte importantíssimo no momento de realizar diagnósticos e auxiliar em procedimentos clínicos.

O cotidiano dos técnicos da área da saúde é superagitado, portanto, se você não curte rotina e monotonia, provavelmente vai amar seu trabalho! Esses profissionais são constantemente desafiados com uma variedade de tarefas e situações imprevisíveis. Assim, cada dia é uma oportunidade para eles aprenderem, crescerem e fazerem a diferença na vida dos pacientes!

Onde posso trabalhar depois de formado no Técnico em Enfermagem?

Onde posso trabalhar depois de formado no Técnico em Radiologia?

4) Fazendo um curso técnico, você pode abrir o próprio negócio

Até agora falamos sobre como as empresas valorizam profissionais que possuem formação técnica, mas sabia que as pessoas que realizam esse tipo de capacitação também são preparadas para abrirem o próprio negócio? Pois é! Não deixe de cursar um técnico se você sente que tem veia empreendedora e deseja dar vida a grandes projetos.

Veja, por exemplo, o caso da diplomada do Técnico em Publicidade Ana Käfer, que começou a empreender motivada pelas experiências vividas em sala de aula. Em 2021, aproveitando todas as vantagens oferecidas pelo curso, a estudante passou a ofertar serviços de gerenciamento de redes sociais.

Quer saber mais sobre o negócio e a trajetória de Ana na Univates? Então clique aqui e inspire-se para, assim como ela, escrever uma história de sucesso e brilhar no mercado de trabalho!

Você também pode gostar de:

Quer empreender? Cursando um técnico você pode!

Cerca de 25% dos estudantes de cursos técnicos iniciam formação antes de concluir o Ensino Médio

Intercâmbio acadêmico durante o curso técnico?

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades