A Farmácia-Escola, uma parceria entre a Univates e a Prefeitura Municipal de Lajeado, tem por objetivos prestar assistência farmacêutica, manipular e realizar dispensação de medicamentos exclusivamente aos munícipes de Lajeado usuários do SUS, prestando atendimento humanizado à população e oferecendo serviços qualificados na área da assistência farmacêutica. O espaço realiza atividades de promoção à saúde, direcionadas à comunidade do município de Lajeado, além de contribuir para a formação de profissionais farmacêuticos. O atendimento na Farmácia-Escola é prestado por estudantes do bacharelado em Farmácia, que realizam estágios supervisionados e extracurriculares, e por acadêmicos do bacharelado em Biomedicina, que realizam estágios extracurriculares, sendo as atividades supervisionadas por profissionais farmacêuticos.

A Farmácia-Escola dispensa mensalmente aproximadamente 685.000 unidades de medicamentos a 6.000 usuários. Salienta-se que aproximadamente 500 fórmulas são manipuladas e dispensadas mensalmente, entre medicamentos fitoterápicos e oficinais. Além da manipulação e dispensação de medicamentos, são prestados serviços farmacêuticos como: aferição de pressão arterial, medida de glicemia capilar, verificação de temperatura corporal, medida de altura e peso, consulta farmacêutica, revisão da farmacoterapia, seguimento farmacoterapêutico e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.

Considerando a preocupação com a promoção da saúde, a equipe da Farmácia-Escola promove mensalmente campanhas e regularmente oficinas relacionadas à saúde, as quais são oferecidas tanto no próprio estabelecimento quanto em outras unidades de saúde do município de Lajeado e em escolas. Entre as campanhas realizadas, a que mais se destaca é a de descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso. Nesse projeto a equipe desenvolveu um coletor próprio, com o objetivo de promover o descarte adequado desses resíduos. Também cita-se a reutilização de frascos PET para a confecção de espaçadores para crianças e adultos; atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde; e campanha para conscientização e esclarecimento sobre doação de órgãos, em que acadêmicos e comunidade tiveram um momento de troca de experiências nas dependências da Farmácia-Escola. A equipe promove capacitações e treinamentos sobre medicamentos, destinados a trabalhadores da área da saúde.

O serviço dispõe de infraestrutura que contempla: Ambulatório de Atenção Farmacêutica; sala de reuniões com capacidade para 20 usuários; ampla e confortável área para dispensação de medicamentos; além de laboratórios para manipulação de sólidos, semissólidos e líquidos, produtos homeopáticos e controle de qualidade.





CONTATO

Rua Júlio de Castilhos, Nº 215
Lajeado - RS
Email: farmaciaescola@univates.br
Fone: (51) 3982-1410


ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira:
Manhã
8h às 17h30min