Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Univates comunica a retomada das atividades ligadas às solenidades de formatura

Postado as 07/05/2021 08:04:16

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates irá retomar as atividades relacionadas com as colações de grau e formaturas na Instituição. No momento, estudantes de turmas dos semestres 2019B, 2020A, 2020B e 2021A aguardam a possibilidade de poder realizar as cerimônias. São 28 turmas no total, que terão seus eventos de formatura e a preparação prévia orientados conforme as diretrizes do Decreto Estadual de 27 de abril e regulações do COE da Univates. 

A retomada gradual das atividades da Instituição vem sendo adotada desde o semestre passado - processo esse ainda em curso - o que oferece garantia de segurança à circulação de pessoas no campus. As atividades relacionadas às formaturas acontecerão em espaços que garantam a distância de, pelo menos, 1,5m entre as pessoas, conforme estudo elaborado pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) da Univates. 

A entrada nas dependências da Univates acontecerá após a medição da temperatura, tanto no dia das provas de toga, quanto no dia das colações presenciais individuais . Além disso, a Univates disponibiliza álcool em gel em todos os corredores e espaços de uso comum para higienização das mãos. Locais de trânsito e uso coletivo também são higienizados com frequência pela equipe responsável. 

A Instituição segue atenta a novas orientações das autoridades competentes que possam impactar nos cronogramas divulgados a seguir. Todos os comunicados oficiais serão informados em primeiro lugar às comissões de formatura das turmas de formandos dos quatro semestres envolvidos e, depois, publicamente, nos meios de comunicação oficiais. 

Colações: como vão funcionar?

Lucas George Wendt

As datas em que os eventos individuais presenciais de colação efetivamente poderão acontecer distribuem-se a partir de 21 de maio, semanalmente, nas sextas-feiras e sábados, até que todas as turmas tenham sido contempladas. Novas orientações das autoridades competentes podem mudar o planejamento da Univates em relação às colações.

Clique aqui para conferir o calendário das datas de formaturas previstas (aplique a ferramenta de zoom para visualizar ampliadas as informações do arquivo). 

As cerimônias de colação de grau seguem orientações já aplicadas pela Univates em janeiro de 2021, quando turmas da área da Saúde realizaram suas formaturas, com segurança e personalização necessárias para atender a legislação vigente. 

As colações são individuais, acontecendo de cinco em cinco minutos, com os estudantes podendo convidar até cinco pessoas para assistir presencialmente no campus. A cerimônia será conduzida por um representante da Reitoria da Univates, com a presença do paraninfo de cada curso, sendo esta a única outra representação institucional presente nas cerimônias. Coordenadores e homenageados não devem participar das colações, garantindo o menor número de pessoas no local durante o evento. 

Os eventos acontecerão no amplo palco do Teatro Univates, com transmissão simultânea pela Internet, para que os estudantes possam disponibilizar o link de transmissão para seus familiares e amigos. As equipes de apoio estarão constantemente orientando sobre medidas de segurança. Equipes terceirizadas estarão seguindo todas as orientações divulgadas pela Instituição.

Provas de toga: como vão funcionar?

A Instituição seguirá com a realização das provas de toga, adotando as medidas de biossegurança recomendadas pelos órgãos competentes. Neste primeiro momento as turmas de 2021A realizarão suas provas de togas, entre 15 de maio e 1º de junho. Confira aqui a relação das datas

As togas serão de uso individual e exclusivo para cada estudante e, após o uso, higienizadas pela equipe fornecedora. 

O planejamento que a Instituição espera adotar ao longo das próximas semanas, sempre atenta às orientações de segurança internas e externas, prevê a realização de provas de togas de terça-feira a quinta-feira à tarde, semanalmente. As turmas que serão contempladas na sequência, além daquelas do atual semestre, 2021A, serão informadas pelo setor de Cultura e Eventos diretamente às comissões de formatura. 

No dia das provas de toga, os estudantes serão recepcionados em grupos de cinco pessoas para que sejam togados e façam suas fotos. A foto coletiva com alunos e professores está vedada por configurar aglomeração. 

Coquetel: apenas alimentos embalados (se a produtora contratada pelos estudantes oferecer). O uso de máscara é obrigatório pelo campus, podendo haver a remoção apenas no momento da foto individual. 

As equipes de apoio estarão constantemente orientando sobre medidas de segurança. Equipes terceirizadas estarão seguindo todas as orientações divulgadas pela Instituição.