Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Intercambista da Univates em Portugal

Vitor Augusto Saling - Arquitetura e Urbanismo - Portugal 2019A

Já faz algum tempo que iniciei este novo ciclo em minha vida, um ciclo único e inesquecível, um sonho que não acreditava que se tornaria realidade. Desde o dia em que fui aprovado para o intercâmbio, até o dia do embarque para Portugal não havia caído minha ficha, porém no momento em que pisei no país percebi que era tudo verdade, e não um simples sonho. Eu estava mesmo em Portugal, longe de todos, da família, amigos, colegas...
 
Percebi que fiz a melhor coisa em minha vida, ter saído completamente da minha zona de conforto. Agora posso enxergar o mundo com outros olhos e pensar diferente. Intercâmbio não é feito só de momentos felizes, você passa por momentos de aperto, saudade e até pensa em desistir, querer largar tudo para voltar para casa. Porém são fases, estou aqui para aprender com erros e acertos. Aprender a suportar a saudade, a conviver com uma cultura diferente, conhecer novas pessoas que irão trazer algo para minha vida.    
 
É complicado expressar sentimentos em palavras. O intercâmbio é baseado em sentimentos, e cada pessoa enxerga-o de uma forma. Mas digo que se você tiver vontade de fazer-lo, faça, não se arrependerá de nada. A vida é uma só, viva-a intensamente. Digo por mim, não me arrependo de viver esta experiência, o aprendizado que eu levarei para minha vida é enriquecedora tanto profissional quanto socialmente. Pode parecer bastante ficar seis meses longe de casa, mas quando perceber já estará voltando para casa. Tudo passa tão rápido... Você verá que no tempo do intercâmbio aprendeu muita coisa, conheceu muitos lugares, vivenciou novas culturas, fez novos amigos.
 
Levarei para minha vida todas as pessoas que conheci nesta jornada e que vivem este sonho comigo todos os dias. Pessoas de diferentes cursos, pensamentos e gênios, todos tivemos que aprender a lidar uns com os outros, passando por momentos de alegria e de tristeza, vivenciando bons momentos em Leiria, Portugal. Essas pessoas se tornaram meus grandes amigos e fazem meus dias ruins se tornarem bons. Intercâmbio é algo único.
 
“Viajar, não importa para qual destino, sempre vai lhe ensinar algo diferente que não se aprende em uma sala de aula.”
 
Clique para ampliar

Diários Relacionadas