Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Canadá 2019A

Giovana, Marcela e Marina - Letras e Biomedicina - Canadá 2019A

O intercâmbio para o Canadá foi, para nós, primeiramente um sonho. Um sonho que se tornou realidade e hoje se apresenta em forma de memórias muito significativas e marcantes em nossas vidas. Foram quatro meses de aprendizagens intensas, tanto acadêmicas quanto profissionais, pessoais e emocionais. Quando embarcamos para a realização desse sonho, não imaginávamos o quanto essa experiência seria enriquecedora, em todos os sentidos. Estudamos na Concordia University of Edmonton, uma pequena e acolhedora Universidade localizada na cidade de Edmonton, na província de Alberta.
 
Eu, Marina, e eu, Marcela, somos alunas do curso de Letras da Univates, e na Concordia cursamos disciplinas relacionadas à área da Educação, o que foi muito importante para nós como futuras professoras. Visitamos escolas canadenses, aprendemos sobre o sistema educacional do país, praticamos a leitura e a escrita em inglês através de aulas de literatura, e também estudamos sobre como trabalhar com alunos com necessidades especiais na sala de aula. Eu, Giovana, aluna do curso de Biomedicina da Univates, cursei disciplinas da área de Biologia e uma disciplina de Filosofia. Elas não eram diretamente relacionadas à minha área de estudos, porém pude aprender sobre o sistema de saúde do Canadá, além de aprender sobre o sistema de ensino. Ficamos encantadas com o jeito inclusivo e dinâmico de ser da Universidade. Durante o período em que estudamos lá, tivemos vários encontros com outros intercambistas e muitos eventos que nos proporcionaram a convivência com diferentes culturas espalhadas pelo mundo. Nos sentimos parte da Universidade e com certeza guardamos muitas lembranças boas das pessoas que lá conhecemos, principalmente no que se refere à residência onde moramos. Ela fica no próprio campus da Universidade e possibilita a troca de experiências com pessoas vindas de diversos lugares, além de ser uma ótima forma de praticar a língua inglesa através de conversas informais e descontraídas.
 
O intercâmbio nos proporcionou muitas aprendizagens que vamos levar para a vida toda, pois durante o período em que estivemos no Canadá, superamos muitos desafios que nos fizeram crescer. Enfrentamos temperaturas muito baixas, que chegaram a -28ºC, com sensação térmica de -40ºC; aprendemos a usar diferentes meios de transporte para nos locomovermos em uma cidade tão grande; descobrimos a importância de sabermos nos comunicar para tirar dúvidas e pedir informações; conhecemos  e nos adaptamos a diferentes costumes e culturas; lidamos com as dúvidas na hora de utilizar o dinheiro; percebemos a necessidade de um planejamento bem estruturado para definir momentos de estudos e de lazer; e acima de tudo compreendemos que às vezes erramos e nos amedrontamos, mas que tudo faz parte do processo de crescimento pessoal. Ainda, não podemos deixar de mencionar as inúmeras aprendizagens que tivemos no que se refere às emoções. Lidar com a saudade de casa, da família e dos amigos não é fácil, mas acabamos aprendendo que as pessoas que amamos torcem pela nossa felicidade e, apesar da distância, nos dão forças para continuar sempre! Também tivemos que superar o medo, a insegurança, as dúvidas e as inquietações, mas tudo isso só contribuiu para que agregássemos mais conhecimento à nossa bagagem. Por fim, só nos resta agradecer pela excelente oportunidade que tivemos e motivar todas as pessoas que têm o sonho de fazer um intercâmbio a correrem atrás dele, pois todo esforço vale muito a pena! O sonho que realizamos nos possibilitou enxergar o mundo de outra forma, ampliou nossos horizontes e com certeza fez com que sonhássemos mais alto ainda! 
 
Giovana Goergen Schonarth
 
Marcela Fischer
 
Marina Hofstätter Eidelwein
 
Clique para ampliar

Diários Relacionadas