Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Intercambista da Univates na Alemanha

Rafael Diogo Weimer - Engenharia Mecânica - Alemanha 2019A

A possibilidade de realizar o intercâmbio foi algo que sempre me interessou, mas sempre achava alguma desculpa para postergar e nunca tentava participar das seleções, até que no último semestre tomei coragem e me candidatei a vaga de intercâmbio para a Hochschule Mittweida, localizada na Alemanha, e aqui estou eu agora aproveitando essa oportunidade. 
 
A experiência de realizar o intercâmbio é muito boa, pois ele te possibilita uma infinidade de experiências novas. Você se encontra em um país totalmente novo, precisa se adaptar a cultura local, ao dialeto, a comida e o clima. É um desafio que vale muito a pena.
 
Nos primeiros dias que estive aqui, a parte mais difícil foi o idioma, pois a maioria das pessoas mais velhas não fala inglês e todas as informações geralmente estão em alemão. Mas isso não foi um problema tão grande, pois meu padrinho Edgar me ajudou, e muito, a me comunicar e resolver algumas situações, como abrir uma conta no banco e contratar um seguro saúde.
 
Uma das melhores partes do intercâmbio, além de conhecer novos lugares, é a possibilidade de conhecer pessoas das mais diversas partes do mundo e com diferentes culturas, e verificar que apesar disso todos conseguem se comunicar e se fazer entender. Aqui em Mittweida, o grupo de intercambistas é muito unido e está sempre fazendo atividades, dessa forma ninguém se sente sozinho.
 
Acredito que todos deveriam ter a possibilidade de realizar intercâmbio durante um semestre, ter a possibilidade de viajar para outro país e conhecer coisas novas, pois é uma experiência que se leva para a vida toda.
 
Clique para ampliar

Diários Relacionadas