Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Intercambista da Univates na Alemanha

Daniel Victor Fritscher - Administração - Alemanha 2019A

Quando comecei a juntar os documentos para enviá-los para a universidade onde seria feito o intercâmbio, surgiram alguns problemas. O que no início inclusive serviu como desculpa para não participar do intercâmbio. Muitas vezes dizia a mim mesmo que era um desperdício de tempo e dinheiro querer sair do Brasil porque tudo o que eu queria estava perto de mim. Agora, vários meses após isso, escrevendo aqui do meu quarto, no interior da Alemanha, acho difícil encontrar palavras para expressar o quão contente estou por ter decidido vir.
 
Não sabia o que esperar ao chegar à cidade em que ficaria, mantive as expectativas baixas para não me decepcionar no início. A cidade é pequena, Mittweida, mas os amigos que você faz aqui não te deixam pensar nisso quando estão sempre te chamando para atividades, encontros e passeios. Sempre há algo a se fazer e caso não queira fazer nada, tudo bem, também pode, a cidade é bem calma e tem diversos lugares para relaxar ao sol.
 
As aulas são feitas em forma de conversa o que requer a participação dos alunos para discutir os casos, para mim que estou tendo aulas de Administração. No geral as aulas envolvem bastante raciocínio e pensamento, isso e mais ter que falar outro idioma pode dar algumas dores de cabeça no inicio, mas depois que se acostuma com o sotaque diferente e com o ritmo das aulas, fica mais fácil compreender as conversas e se empolgar por poder participar das discussões.
 
No Brasil vivia dia após dia, pensava isso. Agora vejo que eu apenas deixava os dias passar, fazendo o mínimo para chegar à próxima semana, ao próximo mês... Agora ao conhecer novos lugares, novas pessoas e novas culturas, tenho uma ideia diferente sobre o que é viver e aproveitar a vida. Estar do outro lado do oceano te deixa perto de muitos lugares que você somente via pela TV ou nas aulas de História no colégio.
 
Clique para ampliar

Diários Relacionadas