Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Intercambista da Univates na Espanha

Samanta Schwarzer - Design de Moda - Espanha 2019A

Até viver a experiência de um intercâmbio, você não pode nem imaginar o quão enriquecedor esse período da sua vida pode ser. Talvez os meses que mais cresci pessoalmente, passei por muitas emoções e distintos sentimentos. Aprendi a lidar com a saudade de casa e dos momentos em família. Mas a medida que o tempo vai passando, você percebe que vai criando laços muito fortes com a sua família e lar temporários, tornando cada vez mais difícil a volta. 
 
Após ter viajado por alguns países e províncias da Espanha cheguei a conclusão engraçada de que o mundo é pequeno, pois conheci muitos brasileiros espalhados por este mundão, e quando você encontra gente da sua gente é como se fosse a sua família dizendo que você não está sozinho e que o mundo está aí esperando você se aventurar. 
 
Quanto a faculdade, levei um tempo até me adaptar a outro idioma, método de ensino e área de curso, pois na Univates estou estudando design de moda e na Universidade de Vigo curso belas artes, porém todos os professores foram muito atenciosos e não mediram esforços para me ajudar a compreender o conteúdo e conseguir acompanhar a turma. O campus tem uma infraestrutura muito boa, conta com diversos talheres para manusear materiais artísticos e computadores modernos bem equipados. 
 
A província de Pontevedra é encantadora, apesar de ser pequena promove muitos eventos culturais e justamente neste ano sediou as competições de Atletismo Triathlon Multisport Wold, onde pude prestigiar competições de atletas do mundo todo e o melhor, de graça! Posso afirmar que Pontevedra tem o meu coração, é uma província bem desenvolvida, população educada, incentiva a qualidade de vida com muitas praças e espaços de lazer, me sinto muito bem vivendo aqui. 
 
Cerca de 20 intercambistas são novatos na província, e vêm de diversos países como: México, Alemanha, França, Chile, Itália e Inglaterra. Fazemos com bastante frequência festas e comidas compartilhadas, que acredito ser uma experiência única na vida. 
 
Hoje posso dizer que além de conhecer novas pessoas, culturas diferentes, dominar outro idioma e ter visitado alguns países, adquiri principalmente autoconfiança e autonomia para ir atrás dos meus sonhos e objetivos. Sinto muito orgulho de dizer que sou brasileira e vivo em um país que muitas pessoas almejam conhecer. Lá no início desta viagem haviam muitas dúvidas e incertezas acerca do que me esperava, porém sobre algo nunca me enganei, que se você puder fazer um intercâmbio jamais pense duas vezes, se joga! 
 
Clique para ampliar

Diários Relacionadas