Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Intercambista da Univates na Colômbia

Letícia Dadalt - Direito - Colômbia 2019B

Por toda minha vida sonhei conhecer outro país. Sabe aquelas crianças sonhadoras? Então, eu era uma delas. Era um sonho um tanto vago. Eu sabia que queria conhecer outro país, mas não sabia qual, tampouco como e quando o faria.
 
Passados alguns anos, já não mais criança, ouvi falar do ‘‘intercâmbio’’. Foi aí que eu vi uma oportunidade de realizar meu sonho, que no momento já não era apenas conhecer outro país, mas também aprender outro idioma, conhecer e me inserir em uma cultura completamente diferente da minha, adquirir confiança e independência.
 
Medo. Este era o único obstáculo que existia entre meu sonho e a realização dele. Havia perguntas que me fazia diariamente desde que eu descobri que tão breve poderia realizá-lo. Como seria a questão do idioma? Eu conseguiria entender as aulas e ser aprovada nas disciplinas? Conseguiria ficar tanto tempo longe da minha família? Conseguiria, pelo menos, me virar sozinha em um aeroporto?
 
Por meses me fiz essas perguntas, mas houve um dia em que cansei de não ter respostas pra elas. E, mais que isso, no fundo eu sabia que o tempo estava passando rápido demais e que eu não conseguiria conviver com a ideia de que eu tive a oportunidade e não a aproveitei simplesmente por medo de tentar.
 
Então eu tentei. 
 
Eu tentei e agora tenho respostas para as perguntas que eu me fazia antes de decidir ir, e também para perguntas que, até então, eu sequer havia me feito. Agora eu sou mais confiante e independente. Agora eu conheço outra cultura e outro idioma. Agora eu sei lidar com a distância e com a saudade. Eu aprendi a me virar sozinha. Eu fiz novos e incríveis amigos de vários países. Eu me tornei bilíngue. E, por fim, eu me tornei uma pessoa com muitas histórias para contar.
 
Jamais deixe seus medos serem maiores que seus sonhos e aproveite TODAS as oportunidades que a vida lhe oferecer.  
 
Desafie-se. É a fórmula perfeita para se descobrir. 
Clique para ampliar

Diários Relacionadas