Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Colômbia

Francine Zanotelli -

Um intercâmbio é e sempre será uma experiência única, é a oportunidade que uma pessoa tem de viver uma vida completamente independente, é um período de grandes aprendizagens, e verdadeiras lições de vida. Eu sempre desejei viver essa "aventura" por acreditar em sua importância e no crescimento que essa vivência me traria.
A princípio tudo parece lindo, você se imagina em outro país, curtindo várias coisas, conhecendo pessoas, lugares, uma cultura totalmente diferente da sua, experimentando comidas, bebidas e tudo mais que te pareça aceitável. E realmente é assim, porém existe também uma parte que não nos contam os depoimentos é que para viver tudo isso, seu estado emocional, psicológico e financeiro deve estar super estável.

Sua mente e coração devem estar abertos a tudo, a tudo mesmo, pois jamais um país mudará sua cultura para satisfazer seus caprichos. Você terá que aprender a se virar com a grana que tem lembrando que nem sempre os bancos facilitam o saque de dinheiro e que você pode ter muitas complicações em relação a isto.

Outro ponto importante ao se realizar um intercâmbio é analisar bem com que vai viver e onde vai viver, minha dica é buscar casas de família, pois normalmente essas pessoas tem um maior conhecimento do local e te fazem sentir melhor e mais seguro ao pensar que em muitos momentos a saudade de casa bate forte. E segundo o local, busque um local próximo a sua universidade, que você possa ir e voltar tranquilamente, pois em cidades grandes sabemos que o transporte é complicado e a segurança também. Você conseguirá viver mais tranquilo a partir do momento que não precisar atravessar a cidade para chegar às aulas.

Bem, agora sim, posso falar um pouco da minha experiência na Colômbia. Partindo de porque Colômbia? Resposta simples, por ter o Espanhol mais limpo da América, desde o colégio sou apaixonada por esse idioma, e nada melhor que estar em um país onde a língua nativa é o espanhol para me aperfeiçoar.

Confesso que os primeiros dias aqui foram difíceis, pensei em desistir, voltar ao Brasil, me sentia sozinha e perdida. Mas quem não se sentiria ao sair de uma Cidade de 70mil habitantes para viver por 6 meses em uma pequena cidade chamada Bogotá de apenas 8 milhões de pessoas? (Hehe) Sim! Essa adaptação foi um tanto tensa, estranhei muito a ausência da minha família, namorado e amigos. Correria atras de Visto, Cédula Estrangeira, docs para Universidade. Duas semanas sem fim, duas semanas que me sentia como vivendo em câmera lenta! Duas semanas que pareceram dois meses.

Após tudo isso me mudei a uma casa próxima a Universidade, na casa vivem mais nove pessoas, a Dona da casa é uma senhora que tem todos como seus filhos, ela faz nossas refeições (deliciosamente) e também lava nossas roupas (grande vantagem de viver nesta casa). Somos uma grande família e nos damos super bem!
Então começaram as aulas, com muitas leituras e trabalhos e o principal muitas amizades. Os estudos aqui me parecem mais "puxados" talvez pelo idioma e pelo alto grau de compreensão textual exigido pelos professores. Mas todas essas dificuldades são compensadas pelo sentimento de acolhimento neste país, creio que em meus 23 anos nunca conheci pessoas tão acolhedoras e amavéis. Pessoas que te cativam por sua educação e cordialidade, pessoas que te recebem de braços abertos sem esperar que você lhes dê algo em troca além da sua amizade. Bogotá para mim esta sendo sinônimo de "porque amigos se faz pela amizade" . Sim! eu estou apaixonada por esse lugar, e com certeza dentro de 4 meses estarei chorando por deixar pessoas maravilhosas aqui. Mas eu voltarei sempre que possível!

Pois hoje eu sei o que realmente sinto uma felicidade sem tamanho e um amor sem igual por essa gente que sabe sorrir e curtir a vida como em nenhum outro lugar. E com certeza nenhuma outra opção de intercâmbio teria sido tão extraordinária quanto esta.

Para finalizar: Você que pensa em viver essa experiência corra atrás, busque todas informações sobre o programa e país que deseja conhecer e batalhe por isso, pois com certeza toda a dificuldade será compensada pela vivência!

E fica a dica :

"Colombia es una Chimba"

 

Francine Zanotelli estudante de Comunicação Social con Habilitação em Relações Públicas.

Intercâmbio na Corporación Universitaria Minuto de Dios (UniMinuto) - Colômbia
 

Clique para ampliar

Diários Relacionadas