Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

A internet e os avanços das tecnologias digitais traçaram novos rumos para a construção do saber, oferecendo mais e melhores ferramentas e abordagens pedagógicas para os processos de ensinar e de aprender. Eles tornaram as experiências muito mais interessantes, eficientes e personalizadas por meio da construção de caminhos didáticos e a seleção e uso crítico das tecnologias como recursos pedagógicos para a prática significativa em sala de aula.
 
Nunca nos vimos diante de tantas formas de ensinar, de ler além das frases, compreender além das imagens e aprender além da sala de aula. As novas gerações estão aí, sedentas por participação mais ativa no processo de aprender, agora em um novo ambiente, que contempla o presencial e o virtual.  
 
A aprendizagem personalizada, por sua vez, refere-se à instrução em que o ritmo de aprendizagem e a abordagem instrucional são otimizados para as necessidades de cada estudante e, nesse sentido, é consenso que as tecnologias digitais podem e devem ser utilizadas para liberar recursos para que o professor tenha mais tempo de ensinar e interagir com os estudantes.
 
Nesse sentido, a capacitação prévia do corpo docente é fundamental para atuar competentemente nesse novo mundo. O planejamento das atividades, a concepção de novas formas de avaliação, a produção e disponibilização organizada de objetos de aprendizagem se somam à mediação que privilegia a participação mais colaborativa e menos centrada nas aulas expositivas. Este curso de especialização é 100% a distância. A metodologia adotada é focada na experiência e na prática, contemplando estratégias didáticas que integram teoria e prática, com o objetivo de recriar situações para que os participantes possam exercitar o conteúdo aprendido e aplicá-lo em seu local de trabalho.
 
A personalização da educação é contextualizada em cada um dos componentes deste curso, ao usar as tecnologias digitais para conectar e engajar os estudantes, e cada unidade será um convite ao (re)pensar a própria prática e construir caminhos didáticos para a seleção e uso crítico de tecnologias digitais como recursos pedagógicos à prática significativa em sala de aula.
 
Este curso não possui trabalho de conclusão.

Público-alvo:

Professores graduados nas diversas áreas, que atuam nos Ensinos Fundamental, Médio ou Superior (nas modalidades presencial ou a distância), tutores, gestores, profissionais que atuam com educação corporativa e demais interessados de múltiplas áreas envolvidos na inserção de tecnologias digitais na educação e em projetos de personalização da educação.

 

Documentação Necessária:

  • Cópia autenticada do Diploma da Graduação;
  • Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
  • Cópia do Registro Civil com nome atualizado (Certidão de Nascimento ou Casamento).

 

Informações

Secretaria de Pós-Graduação Lato Sensu, sala 111, Prédio 1
Fones: (51) 3714-7037 ou (51) 3714-7000, ramal 5657

TENHO INTERESSE

Período de Realização
Turma 1 - Agosto de 2020 a dezembro de 2021 (1 ano e 4 meses).
Turma 2 - Novembro de 2020 a maio de 2022 (1 ano e 6 meses).

Carga horária
384 horas

Modalidade
A distância(Saiba mais)

Horário das aulas

Aulas a distância, não havendo encontros presenciais.

 

Coordenação

Especialização em Tecnologias Digitais e Personalização da Educação (EAD)
E-mail: especializacao-tecnologias-digitais-ead@univates.br