Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Curso
Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas a Partir de Sementes

 27 de Novembro de 2021

 Sábado, das 8h10min às 11h40min e das 13h30min às 17h.

Investimento

Duas parcelas de R$85,00 por boletos bancários ou cartão de crédito. Estudantes e diplomados de curso superior, técnico, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu da Univates, recebem 10% de desconto.
A Univates adota todos os protocolos de prevenção e controle da transmissão do Covid-19.
 
De acordo com a normas do município de Lajeado, referente à prevenção e controle do Covid-19, o curso poderá ser virtualizado ou postergado.
 
Este curso tem como objetivo qualificar os participantes em produzir mudas a partir de sementes, tendo em vista a importância da propagação de espécies florestais nativas para a conservação da biodiversidade brasileira. Muitas dessas espécies podem ser utilizadas na arborização urbana, em sistemas agroflorestais, na recuperação de áreas degradadas, como fonte de alimento, entre outros.  A utilização de mudas de qualidade garante maior sobrevivência e crescimento inicial após o transplante.
 
___
 
Informação importante: Toda a comunicação da Univates com o aluno é realizada via e-mail. Por isso, é necessário que o aluno mantenha o seu cadastro junto a Univates atualizado e verifique constantemente as orientações enviadas referente ao curso em que está matriculado.

 

Datas
27 de Novembro/21
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas até 11 de novembro de 2021 (ou enquanto houver vagas),  no Atendimento Univates, Sala 310 do Prédio 9 da Univates, ou pelo campo "Matricule-se".
Conteúdo
- Coleta de sementes: como e onde coletar, período de coleta de algumas espécies;
- Beneficiamento de sementes: limpeza e identificação da estrutura propagativa de cada espécie;
- Armazenamento de sementes: características e exemplos de espécies com sementes ortodoxas, recalcitrantes e intermediárias, e principais cuidados no armazenamento dessas sementes;
- Semeadura: dormência e como superar, quais os substratos e recipientes que podem ser utilizados, principais cuidados na semeadura;
- Alguns cuidados: irrigação, adubação, doenças e pragas;
Docente(s)
Mara Cíntia Winhelmann

É Engenheira Agrônoma, pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre e Doutora em Fitotecnia, com área de concentração em Sistemas de Produção Vegetal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de cultivo in vitro de plantas, propagação de plantas com ênfase em nativas e manejo de mudas em ambiente protegido (casa de vegetação e estufa).

Carga Horária
8 horas-aula (horas de 50 minutos)
Local
Laboratório de Botânica (Sala 104 do Prédio 21) - Lajeado/RS
Público
Público em geral
Vagas
20
Observações

*O curso só será confirmado se houver o número mínimo de inscritos.

Apoio
Certificação
Será fornecido certificado digital a todos que tiverem 100% de frequência.
Os certificados estarão disponíveis em até 10 dias úteis, após a última aula dada, no link https://goo.gl/J7mJ15.
Caso necessite certificado com assinatura original, solicite-o via protocolo on-line ou no Núcleo de Educação Continuada, Sala 110 do Prédio 1, no valor de R$7,00. 
Contato
Atendimento Univates, Sala 310 do Prédio 9 da Univates, pelos telefones 0800 7 07 08 09 ou 3714-7000, ou pelo e-mail atendimento@univates.br.
Outras novidades que talvez você goste
SAÚDE
Acarologia Médica e Veterinária - Reconhecendo os Principais Grupos de Ácaros de Import...
PREVISTO
Lajeado
SAÚDE
Acarologia Agrícola: Reconhecendo os Principais Grupos de Ácaros Presentes em Plantas
PREVISTO
Lajeado
GASTRONOMIA
Cozinha Internacional
MATRÍCULAS ABERTAS
GASTRONOMIA
Confeitaria
MATRÍCULAS ABERTAS
GASTRONOMIA
Cozinheiro
MATRÍCULAS ABERTAS
GESTÃO E NEGÓCIOS
Marca Pessoal: potencializando seus pontos fortes
MATRÍCULAS ABERTAS