Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes de Medicina destacam-se na Anasem

Postado em 29/03/2017 15h03min

Por Ana Amélia Ritt

Com o objetivo de avaliar o domínio de habilidade e competências ao longo da formação médica, estudantes de Medicina de todo o Brasil devem realizar a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). A primeira prova foi aplicada em novembro de 2016 e, conforme divulgado pelo Inep no final da semana passada, ela demonstrou os bons resultados obtidos pela Univates. 
 
Na Instituição, 43 acadêmicos do segundo ano de Medicina realizaram a prova. Desses, 95,4% foram avaliados com o nível de proficiência adequado e avançado. “O destaque dos resultados, porém, é o número de estudantes da Instituição com nível avançado”, ressalta a coordenadora adjunta e pedagógica do curso, Maria Isabel Lopes. Na Univates, 7% dos acadêmicos possuem proficiência avançada. No Rio Grande do Sul, apenas 4% alcançam esse nível. Na Região Sul do país, o índice diminui para 2,8%. Já em nível nacional, apenas 1,9% detém o conceito máximo. 
 
O estudante de Medicina Roberto Lemos dos Santos conta que a prova estava de acordo com as matérias abordadas nos módulos estudados no primeiro e no segundo ano do curso. “A prova foi acessível. Com o que vimos até o momento da realização, foi possível obtermos um desempenho dentro do esperado para os estudantes do quarto semestre”, afirma. Para ele, a Anasem acaba servindo como instrumento de medida, ajudando os alunos a compreenderem seus pontos fortes e fracos, além de estimular o foco nas áreas que não tiveram desempenho satisfatório. “Ao mesmo tempo, serve como um instrumento para o Ministério da Educação (MEC) avaliar a abrangência do conhecimento que está sendo passado pela instituição aos estudantes”, completa. 
 
Saiba mais
 
O exame conta com 60 questões de múltipla escolha e três discursivas, e é obrigatório para a obtenção do diploma. No primeiro ano de exame em todo o país, a avaliação é destinada a estudantes que ingressaram na graduação em Medicina em 2015. Segundo a Lei 12.871/2013, que institui a Anasem, além de alunos do 2º ano de Medicina, terão que fazer a prova alunos do 4º e 6º anos.
 
As avaliações do segundo e quarto anos terão caráter formativo, indicando pontos fortes e deficiências. No sexto ano de curso, a prova seguirá os moldes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos (Revalida). Ao todo, foram avaliados 22.086 alunos de 233 cursos de Medicina de todo o Brasil. 
 
Texto: Ana Amélia Ritt
Avaliação Nacional foi aplicada em novembro de 2016.

Tiago Silva

Notícias Relacionadas