I Fórum Nacional Itinerante - Arquivo, Pesquisa e Docência

A partir das 9h

Auditório do Prédio 9

Sobre o evento
O I Fórum Nacional Itinerante Arquivo, Pesquisa e Docência pretende ser um evento anual, de cunho interinstitucional, organizado inicialmente por grupos de pesquisa ligados a Programas de Pós-graduação em Educação de duas universidades públicas, Universidade do Rio Grande do Sul - PPGEDU/UFRGS e Universidade de São Paulo - PPGEDU/USP e ao Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - PPGEnsino/Univates. De caráter itinerante, o Fórum tem como propósito ser realizado a cada ano em uma das três universidades implicadas, iniciando pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. O objetivo do presente fórum é estudar, debater e problematizar os conceitos de arquivo, a partir de autores como Michel Foucault (2007) e Jacques Derrida (2001), na interlocução com a pesquisa e com a docência. Por outro viés, pretende-se dar visibilidade às pesquisas que vêm sendo realizadas, acerca da noção de arquivo, no campo da Pós-Graduação em Educação e em Ensino.

Ministrante

13/06/2019

Poéticas de arquivo

Julio Groppa Aquino

Sandra Mara Corazza

Cristiano Bedin da Costa (mediador)

Pesquisas com arquivo

Maximo Daniel Lamela Adó (Mediador)

- Arquivo e procedimentos: a invenção de um jogo

Fabiane Olegário (Univates)

- Arquivo signalético do gesto

Luiz Daniel Rodrigues Dinarte (UFRGS)

- Docência em estilo animal: Cartografia de um arquivo escrileituras

Josimara Wikboldt Schwantz

Intervalo - Coffe Break

Experimentações arquivísticas

Apresentações das pesquisas do Grupo CEM

Fabiane Olegário

Angélica Vier Munhoz

Bolsistas:

José Alberto Romana Diaz

Inauã Weirich Ribeiro

Ana Carolina Breitenbach Rodrigues

Bruno Mallmann Cavalheiro

Bruno Bestetti Bohrer

Jeferson Cristian Zick Camargo

Café com violão - Cafeteria do Teatro Univates

Público-alvo
Estudantes de Pós-Graduação, pesquisadores, docentes de Graduação e Pós-graduação.
Certificação

O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.

Promoção
Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação - Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino). Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM).

Coordenação: Prof. Dra. Angélica V. Munhoz e Prof.ª Dra. Fabiane Olegário

Realização
Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex) - Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) - Núcleo de Eventos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5039.

Outros eventos de que talvez você goste
Listagem de Eventos

Confira todos os eventos que ocorrerão na Univates em formato de listagem.

Sistema de Inscrições

Acesse o sistema de inscrições para visualizar todos os eventos com inscrições abertas e participar.

Como posso participar?

Clique e conheça as orientações para participação em eventos da Univates.

Confira os certificados disponíveis dos eventos nos quais você participou.