Palestra - Neoconstitucionalismo latino americano: a cosmovisão indígena

31 de Maio de 2019

Sala 405 do Prédio 3

Sobre o evento

O evento ocorre na sala 405 do Prédio 3,  nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio, das 18h às 19h. São oferecidas 30 vagas.

Neste evento, estudantes do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari- Univates, vinculados ao Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), e demais interessados, podem acompanhar a palestra.

O evento objetiva aprofundar os conhecimentos sobre o índio no ordenamento jurídico brasileiro e latino americano, inserindo o estudante na literatura do Neoconstitucionalismo Latino Americano. Para tanto, far-se-á uma abordagem a partir da atual cosmovisão indígena. Ainda, será abordada a cultura indígena local Kaigang, presente na região do Vale do Taquari, bem como o papel da Funai e do Ministério Público frente a questão indígena.

Programação

Dia 10/05/19 - Contextualização do índio no ordenamento jurídico brasileiro - aspectos civis, Estatuto do Índio (Lei 6001/1973), tutela dos interesses Indígenas promovido pela Funai e Ministério Público.

Dia 17/05/2019 - Diálogo com o contexto local: Apresentação do projeto de extensão Kaigang.

Dia 24/05/2019 - Pós-colonialismo e direitos humanos dos povos indígenas na América Latina: um enfrentamento necessário para a compreensão atual do Neoconstitucionalismo Latino Americano.

Dia 31/05/2019 - Neoconstitucionalismo latino Americano: a cosmovisão indígena.

Público-alvo

Estudantes do Curso de Direito, vinculados ao Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS e demais interessados.

Certificação

O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.

Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS

Realização

Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex) — Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) — Núcleo de Eventos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5926.

Outros eventos de que talvez você goste
Listagem de Eventos

Confira todos os eventos que ocorrerão na Univates em formato de listagem.

Sistema de Inscrições

Acesse o sistema de inscrições para visualizar todos os eventos com inscrições abertas e participar.

Como posso participar?

Clique e conheça as orientações para participação em eventos da Univates.

Confira os certificados disponíveis dos eventos nos quais você participou.