Oficinas - Pós-Graduação em Docência Universitária na Contemporaneidade

01 de Junho de 2019

Salas 409, 410, 411 e 412 do Prédio 12

Sobre o evento

O evento ocorre nas salas 409, 410, 411 e 412 do Prédio 12, no dia 1º de junho, das 8h às 12h. São oferecidas 100 vagas.

Neste evento professores das universidades vinculadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung e professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates, podem acompanhar as oficinas.

Serão 4 oficinas ofertadas para os professores das universidades do Comung e professores internos da Univates. Cada oficina será oferecida 2 vezes: 1ª rodada das 8h30min - 10h e 2ª rodada das 10h30min - 12h.

Programação

As oficinas acontecem em dois momentos: das 8h30min às 10h e das 10h30min às 12h.

Horário: 8h30min - 10h

Oficina 1: O desafio do planejamento docente baseado em competências e habilidades

Ministrantes: Prof. Maurício Teixeira e Prof.ª Maria Elisabete Bersch

Ementa: objetivos, conteúdos, habilidades e competências relacionados ao planejamento.

Objetivo: disponibilizar espaço para pensar sobre o planejamento docente baseado em competências e habilidades.

Oficina 2: O estudante está com dificuldades? Estratégias de estudo para a promoção da aprendizagem

Ministrantes: psicopedagoga Aline Pin Valdameri e Prof.ª Márcia Volkmer

Ementa: reflexão sobre as dificuldades de aprendizagem no ensino superior e possibilidades de promoção da aprendizagem.

Objetivo: refletir sobre estratégias de estudo para a promoção da aprendizagem de estudantes universitários com dificuldades.

Oficina 3: Ética no ensino: a relação entre professor e estudante

Ministrantes: Prof. João Miguel Back e Prof. Sandro Frölich

Ementa: conceituação de moral e ética. Correntes da ética: utilitarismo; deontologias; ética da responsabilidade e ética da alteridade - relação intersubjetiva professor-aluno (ética e profissão).

Objetivo: refletir sobre questões éticas que permeiam a relação entre professor e estudante no ensino superior.

Oficina 4: Técnicas de Brainstorming

Ministrante: Prof.ª Giana Diesel Sebastiany

Ementa: experiência de brainstorming como estratégia de promoção da aprendizagem significativa. Construção de soluções criativas e coletivas para problemas/desafios na formação profissional.

Objetivo: explorar técnicas de brainstorming como estratégias de promoção da aprendizagem significativa no ensino superior.

Horário: 10h30min - 12h

Ministrantes: Prof. Maurício Teixeira e Prof.ª Maria Elisabete Bersch

Ministrantes: psicopedagoga Aline Pin Valdameri e Prof.ª Márcia Volkmer

Oficina 3: Ética no ensino: a relação entre professor e estudante

Ministrantes: Prof. João Miguel Back e Prof. Sandro Frölich

Oficina 4: Técnicas de Brainstorming

Ministrante: Prof.ª Giana Diesel Sebastiany

Público-alvo

Professores das universidades vinculadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung e professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Certificação

O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.

Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP.

Realização

Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex) — Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) — Núcleo de Eventos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5009.

Outros eventos de que talvez você goste
Seminário de Liderança
16 ABR
Seminário de Liderança
Edital de Exposições 2024
15 JAN
Edital de Exposições 2024
Elvis & ABBA com Los Kalas
05 ABR
Elvis & ABBA com Los Kalas
Listagem de Eventos

Confira todos os eventos que ocorrerão na Univates em formato de listagem.

Sistema de Inscrições

Acesse o sistema de inscrições para visualizar todos os eventos com inscrições abertas e participar.

Como posso participar?

Clique e conheça as orientações para participação em eventos da Univates.

Confira os certificados disponíveis dos eventos nos quais você participou.