III Simpósio Justiça, Sociedade e Direitos Humanos

07 de Outubro de 2019

Sobre o evento

Neste evento estudantes e professores dos cursos voltados à área de Humanidades da Universidade do Vale do Taquari - Univates, funcionários, empresários e demais interessados da região no tema podem participar das mesas redondas propostas.

O Simpósio abordará a problemática da Justiça, Sociedade e Direitos Humanos na condição de temas transversais; os quais perpassam as diversas áreas de saber (cursos e profissões), constituindo uma importante contribuição para a sociedade atual, seja no enfrentamento de problemas éticos emergentes ou na busca de referências seguras para o significado das instituições histórico-sociais. Como principais desafios reflexivos destacam-se a compreensão do sentido último das ciências e da consolidação de patamares de cidadania plenamente democráticos. Nesse sentido, faz-se urgente a abordagem de diferentes fontes de reflexão sobre as temáticas da Justiça e dos Direitos Humanos; sendo estas compreendidas não somente a partir de um curso específico, tal como o Direito com seus discursos próprios e pertinentes, mas sobretudo, como temas e objetos fundamentais da sociedade em geral, constituindo relevância e fundamento para toda e qualquer área de saber.

O evento objetiva:

a) Esclarecer aspectos fundamentais na relação entre Direitos Humanos e a Ética;

b) Compreender as relações possíveis entre razão prática, Direito e Justiça;

c) Analisar a Justiça como um valor fundante e universal, para a sociedade e as diversas áreas de saber;

d) Destacar os Direitos Humanos e a Justiça como princípios fundamentais construídos pela sociedade, os quais necessitam ser cultivados e efetivados institucionalmente.

São oferecidas 200 vagas.

Atividade

Prof. Sérgio Nunes Lopes

Daniela Fernanda Próspero

08/10

Oficina - Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher: por que trabalhar em Rede?

Sala 301 do Prédio 7

Sala 306 do Prédio 7

Prof.ª Rosmari Terezinha Cazarotto

Público-alvo

Estudantes e professores dos cursos voltados à área de Humanidades da Universidade do Vale do Taquari - Univates, colaboradores, empresários, profissionais de Direito e Ciências Humanas e demais interessados da região.

Certificação

O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.

Promoção

Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS

Realização

Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex) — Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) — Núcleo de Eventos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5605.

Outros eventos de que talvez você goste
Listagem de Eventos

Confira todos os eventos que ocorrerão na Univates em formato de listagem.

Sistema de Inscrições

Acesse o sistema de inscrições para visualizar todos os eventos com inscrições abertas e participar.

Como posso participar?

Clique e conheça as orientações para participação em eventos da Univates.

Confira os certificados disponíveis dos eventos nos quais você participou.