I Fórum Nacional Itinerante - Arquivo, Pesquisa e Docência

A partir das 9h

Auditório do Prédio 9

Sobre o evento
O I Fórum Nacional Itinerante Arquivo, Pesquisa e Docência pretende ser um evento anual, de cunho interinstitucional, organizado inicialmente por grupos de pesquisa ligados a Programas de Pós-graduação em Educação de duas universidades públicas, Universidade do Rio Grande do Sul - PPGEDU/UFRGS e Universidade de São Paulo - PPGEDU/USP e ao Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - PPGEnsino/Univates. De caráter itinerante, o Fórum tem como propósito ser realizado a cada ano em uma das três universidades implicadas, iniciando pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. O objetivo do presente fórum é estudar, debater e problematizar os conceitos de arquivo, a partir de autores como Michel Foucault (2007) e Jacques Derrida (2001), na interlocução com a pesquisa e com a docência. Por outro viés, pretende-se dar visibilidade às pesquisas que vêm sendo realizadas, acerca da noção de arquivo, no campo da Pós-Graduação em Educação e em Ensino.

Atividade

Ministrante

13/06/2019

Poéticas de arquivo

Julio Groppa Aquino

Sandra Mara Corazza

Cristiano Bedin da Costa (mediador)

Pesquisas com arquivo

Maximo Daniel Lamela Adó (Mediador)

- Arquivo e procedimentos: a invenção de um jogo

Fabiane Olegário (Univates)

- Arquivo signalético do gesto

Luiz Daniel Rodrigues Dinarte (UFRGS)

- Docência em estilo animal: Cartografia de um arquivo escrileituras

Josimara Wikboldt Schwantz

Intervalo - Coffe Break

16h30 às 18h

Experimentações arquivísticas

Apresentações das pesquisas do Grupo CEM

Fabiane Olegário

Angélica Vier Munhoz

Bolsistas:

José Alberto Romana Diaz

Inauã Weirich Ribeiro

Ana Carolina Breitenbach Rodrigues

Bruno Mallmann Cavalheiro

Bruno Bestetti Bohrer

Jeferson Cristian Zick Camargo

Café com violão - Cafeteria do Teatro Univates

Público-alvo
Estudantes de Pós-Graduação, pesquisadores, docentes de Graduação e Pós-graduação.
Certificação

O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.

Promoção
Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação - Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino). Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM).

Coordenação: Prof. Dra. Angélica V. Munhoz e Prof.ª Dra. Fabiane Olegário

Realização
Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex) - Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) - Núcleo de Eventos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5039.

Outros eventos de que talvez você goste
Elvis & ABBA com Los Kalas
05 ABR
Elvis & ABBA com Los Kalas
Amazing Tenors in Concert by Sings Bocelli
13 ABR
Listagem de Eventos

Confira todos os eventos que ocorrerão na Univates em formato de listagem.

Sistema de Inscrições

Acesse o sistema de inscrições para visualizar todos os eventos com inscrições abertas e participar.

Como posso participar?

Clique e conheça as orientações para participação em eventos da Univates.

Confira os certificados disponíveis dos eventos nos quais você participou.