Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Semana da Inclusão

 21 de Setembro de 2021

 19h às 21h

 Plataforma Univates AO VIVO

Sobre o evento

Dentre os temas contemporâneos que seguem nos desafiando enquanto coletividade, está a inclusão em suas diferentes dimensões. Mais uma vez, a Universidade do Vale do Taquari dedica uma semana inteira a propor reflexões acerca da necessidade de construção de uma sociedade mais inclusiva. Nesta edição propomos como focos de análise a inclusão social, de gênero, os marcadores sociais da diferença e por fim, lançamos um olhar para a inclusão numa perspectiva social, buscando o reconhecimento da importância de uma sociedade que acolhe as diferenças e se responsabiliza por construir um mundo para vivermos em comum.

 

 
Programação

Atividade

Data

Horário

Ministrante

Mediadores

Palestra de abertura - Sobre lutas e conquistas: transformando histórias de vida por meio da inclusão social

21/09/2021

19h às 21h

Maria Tugira Cardoso

Luciana Turatti 

Palestra - Conversando sobre os nossos marcadores sociais da diferença

22/09/2021

19h às 20h30min

Priscila Pavan Detoni 

Liciane Diehl 

Painel - A responsabilidade dos homens na construção da equidade de gênero | Rompendo ciclos de violência: extensão universitária como aposta no cuidado às mulheres | A necessidade do debate da masculinidade tóxica nas escolas de periferia

23/09/2021

19h às 21h

Leonardo Piamonte 

Gisele Dhein 

Marcus Cristian Muniz Conde 

Sandro Frölich 

Palestra - Onde está a deficiência? A inclusão na perspectiva social

24/09/2021

14h às 15h30min

Caroline Becker

Morgana Domênica Hattge 

 

 

Público-alvo
Estudantes, professores, funcionários e egressos da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Demais interessados da comunidade de Lajeado e região. 
 
Palestrantes
Maria Tugira Cardoso
Maria Tugira Cardoso

Há mais de 35 anos atuando como catadora de materiais recicláveis em Uruguaiana, na fronteira oeste gaúcha, Maria Tugira Cardoso foi uma das responsáveis por tirar os trabalhadores do lixão e conquistar um espaço para uma central de triagem – luta que durou seis anos. Na gestão da Associação de Catadores Amigos da Natureza (Aclan), hoje ela batalha pela garantia de direitos básicos da categoria em meio à pandemia. 
 

 

Priscila Pavan Detoni
Priscila Pavan Detoni

Psicóloga, Mestra e Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2016); Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Passo Fundo/RS.
Atua na Saúde Coletiva na graduação em Medicina e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Área de Concentração - Atenção Básica - Saúde da Família e Comunidade. Possui estudos e atua nas áreas da Psicologia da Saúde, Psicologia Social e Psicologia do Trabalho. Estuda temáticas que envolvem políticas públicas, direitos humanos, saúde do/a trabalhador/a, corporalidades, interseccionalidades, migrações, relações de gênero e sexualidade, violências intrafamiliares
 

Liciane Diehl
Liciane Diehl

Psicóloga, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Mestre e Doutora em Psicologia, integrando o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional. Professora e Coordenadora do curso de Psicologia da Univates.
 
 

Leonardo Piamonte
Leonardo Piamonte

Pai de três meninos, é psicólogo da Fundación Universitária Konrad Lorenz, em Bogotá e trabalha hoje voltado para questões da parentalidade, paternidade e masculinidade.
Realiza rodas de conversa voltadas para homens, coordena grupos de estudos e participou do documentário O Silêncio dos Homens e do Podcast Balaio de Pais, é co-criador do projeto JUNTOS e é colaborador ocasional do site Papo de Homem, além de ser psicólogo responsável pelas iniciativas de paternidade no Espaço Mãe, em São Paulo.
É coordenador da página @psicologia_da_paternidade no Instagram e no YouTube.
 

Gisele Dhein
Gisele Dhein

Psicóloga e professora universitária. Mestre em Psicologia Social (PUCRS). Pesquisa nas áreas de políticas públicas de saúde, saúde coletiva, infância e migrações.

Luciana Turatti
Luciana Turatti

Doutora em Direito pela UNISC. Pós Doutora em Direito pela Universidade de Sevilha, Espanha. Professora dos cursos de graduação e pós graduação da Univates. Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Justiça Ambiental ASAS: Alimentos, Saberes e Sustentabilidade. Mãe do Francesco e do Gianluca.
Tem nos direitos humanos e nos direitos da natureza sua orientação de vida e como  ídolos da atualidade: Pepe Mujica e Papa Francisco.
 

Marcus Cristian Muniz Conde
Marcus Cristian Muniz Conde

É graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Concluiu mestrado, doutorado e estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO - (CAPES 6) na mesma instituição.
Nos últimos 10 anos vem atuando no desenvolvimento e caracterização de biomateriais para aplicação em terapias regenerativas.
Também, atua na área de educação, com ênfase na integração das dimensões técnica, científica e social na formação de recursos humanos. Está docente no Curso de Odontologia da Universidade do Vale do Taquari (Univates).
É também, coordenador do projeto de extensão "A Cultura de Periferia para o empoderamento e o autocuidado em saúde” da Univates.
 

Sandro Frölich
Sandro Frölich

Doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Advogado.

Professor na UNIVATES.

Caroline Becker
Caroline Becker

Pós-Doutoranda em Educação (PUCRS), Doutora em Educação com período sanduíche em Londres para investigação do Modelo Social. Mestre em Educação Pedagoga, Psicopedagoga e especialista em Neurocognição e Aprendizagem.

Morgana Domênica Hattge
Morgana Domênica Hattge

Doutora em Educação. Mestre em Educação.  Pedagoga e Especialista em Gestão Educacional: Administração, Supervisão e Orientação. Professora nas licenciaturas e no PPGEnsino na Univates.

Certificação

O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.   

 
Promoção

Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - Univates 

 
Realização

Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) — Núcleo de Eventos. 

 
Contato

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5943 ou e-mail eventos@univates.br .

 
Outros eventos de que talvez você goste
Elvis & ABBA com Los Kalas
05 ABR
Elvis & ABBA com Los Kalas
Amazing Tenors in Concert by Sings Bocelli
13 ABR
Listagem de Eventos

Confira todos os eventos que ocorrerão na Univates em formato de listagem.


Sistema de Inscrições

Acesse o sistema de inscrições para visualizar todos os eventos com inscrições abertas e participar.


Como posso participar?

Clique e conheça as orientações para participação em eventos da Univates.


Certificados

Confira os certificados disponíveis dos eventos nos quais você participou.