Cursos

CURSO PRESENCIAL

Métodos de Criação de Artrópodes de Importância Econômica e Controle Biológico Aplicado - 2ª Edição

Métodos de Criação de Artrópodes de Importância Econômica e Controle Biológico Aplicado - 2ª Edição

DATA(S)

08 e 09 de Agosto/19

HORÁRIO

Quinta e sexta-feira, das 8h20min às 11h40min e das 13h30min às 16h50min

CARGA HORÁRIA

16 horas-aula (horas de 50 minutos)

LOCAL

Laboratório de Acarologia, 107 do prédio 21 na Tecnovates - Univates, Lajeado.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho de 2019 (ou enquanto houver vagas), no Núcleo de Gestão em Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1, ou pelo campo abaixo: 

INSCRIÇÃO ON-LINE
TENHO INTERESSE

OBJETIVO(S)

- Conhecer os métodos de criação de espécies fitófagas de importância econômica na agricultura e possíveis inimigos naturais;
- Executar práticas de observação do controle biológico em laboratório.

PÚBLICO(S)

Alunos de pós-graduação, de graduação e de técnico extensionistas e produtores rurais.

CONTEÚDOS

Bases teóricas do controle biológico e sua aplicabilidade em laboratório.

DOCENTE(S)

Dr. Guilherme Liberato da Silva - Doutor em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (UFRGS), realizando Doutorado Sanduíche na University of Michigan (EUA) pelo programa de Ecology and Evolutionary Biology. Mestre em Fitossanidade (UFPel) e graduado em Ciências Biológicas/Licenciatura (UNIVATES). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Acarologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ácaros plantícolas, aquáticos e importância médico-veterinária; Parasitologia; Controle Biológico; Taxonomia. Atualmente é professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Sistema Ambientais Sustentáveis na Universidade do Vale do Taquari - Univates.
 
Dr. Liana Johann - Doutora em Biociências (Zoologia) (PUCRS), Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (UNIVATES) e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (UNIVATES). Tem como principal linha de pesquisa a biologia, comportamento e controle biológico de ácaros na cultura da videira (Vitis vinifera), no Estado do Rio Grande do Sul. Seus estudos buscam compreender as relações que se estabelecem entre os organismos presentes nesse agroecossistema. Atualmente é professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Sistema Ambientais Sustentáveis na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

VAGAS

15

INVESTIMENTO

R$20,00, por boleto bancário ou cartão de crédito.
Estudantes e diplomados de curso superior, técnico, pós-gradução Lato Sensu e Stricto Sensu recebem desconto de 10%.

CERTIFICADO

Será fornecido certificado digital a todos que tiverem, no mínimo, 75% de frequência. 
Os certificados estarão disponíveis em até 10 dias úteis, após o término do curso no link https://goo.gl/J7mJ15.
Caso necessite certificado com assinatura original, solicite via Protocolo on-line ou no Núcleo de Educação Continuada, sala 110 do prédio 1, ao valor de R$ 7,00.  

INFORMAÇÕES

Núcleo de Gestão em Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1 da Univates, pelos telefones (51) 3714-7011 ou (51) 3714-7000, ramais 5662 ou 5663, ou pelo e-mail educacaocontinuada@univates.br.