Estudantes de Direito realizam vivência acadêmica em universidade argentina

Postado em 30/12/2016 10h21min

Por Artur Dullius

Um grupo de 25 estudantes do curso de Direito da Univates esteve na Universidade de Buenos Aires – UBA, capital da Argentina, entre os dias 12 e 16 dezembro, para assistir aulas no Programa Intensivo de Primavera, por meio do convênio de intercâmbio internacional firmado entre as duas instituições de ensino. As atividades ocorreram na Faculdad de Derecho, com uma semana de conferências apresentadas por um grupo de renomados professores da Instituição argentina.

Entre os temas foram abordados assuntos sobre contextos histórico e jurídicos da Argentina, as crises sociais e políticas, questões trabalhistas e as perspectivas latino-americanas do direito internacional. Durante o período os acadêmicos estiveram acompanhados dos professores Fernanda Marders e Renato Luiz Hilgert.

Coordenador adjunto, Junior Willig avalia a experiência com a Universidade de Buenos Aires de forma positiva. “A profundidade das discussões realizadas e a integração com uma outra cultura latina foram tranquilamente assimiladas pelos alunos, que, segundo os relatos, aproveitaram ao máximo as atividades, ficando maravilhados com a novidade oferecida pelo curso de Direito da Univates”.

O professor Hilgert complementa: “O período de aulas na Argentina foi significativo para os graduandos, proporcionando inclusive ideias para elaboração de projeto e artigo acadêmico. Outrossim, também tiveram uma contextualização mais clara sobre o direito na América Latina”.

Além das atividades em sala de aula, o grupo da Univates também realizou visitas ao Palácio dos Tribunais, à CSJN – Corte Suprema de Justicia de la Nación e ao Congresso Nacional argentino.

Texto: Artur Dullius
Durante uma semana grupo teve aulas na Faculdad de Derecho de BA