Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Seminário nacional discute migrações na Univates

Postado em 17/02/2017 10h38min

Por Tiago Silva

A Univates sedia, de 6 a 8 de abril, o XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras e Seminário Nacional: Migrações históricas e recentes. O evento tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre os diferentes processos de migrações ocorridos no decorrer dos últimos três séculos (XIX, XX e XXI), sejam estes de caráter interno ou externo, com a vinda de grupos de imigrantes para o país.
 
O seminário é promovido pela Univates em parceria com a Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras (ANPHCTB). Conforme o professor Tiago Weizenmann, membro da Comissão Organizadora, a proposta é perceber os reflexos dos fenômenos migratórios nas sociedades, sob um ângulo histórico, social e antropológico.
 
A programação conta com mesas-redondas, conferências e simpósios temáticos que discutirão políticas de fronteiras abertas e fronteiras fechadas; movimentos migracionais no contexto histórico e contemporâneo na América Latina; e discursos e percepções sobre migração. “A programação prevê a presença de diferentes estudiosos e especialistas acadêmicos sobre o tema da migração, incluindo nomes nacionais e internacionais”, ressalta Weizenmann.
 
As inscrições para ouvintes podem ser feitas até 6 de abril e para apresentador de trabalho, até 10 de março, pelo link goo.gl/50NfDI.
 
Submissão de trabalhos
 
Um dos principais aspectos do Seminário é dar visibilidade a estudos sobre a temática do evento, permitindo diálogos e trocas de ideias entre os participantes. É possível submeter trabalhos para a apresentação no evento até o dia 17 de março, pelo link goo.gl/UHqFi7.
 
A apresentação ocorre nos seminários temáticos sobre educação; patrimônio cultural; relações interétnicas, escravidão e pós-abolição; política, sociedade e economia; gênero e etnia; religiões e manifestações religiosas; história do crime, da polícia, das práticas de justiça e das suas fontes; migrações atuais; migrações históricas; e história ambiental.
 
De volta a Lajeado
 
O primeiro seminário ocorreu em 1997. Lajeado sediou as primeiras quatro edições. Depois o evento passou por diversas cidades, como Santa Cruz do Sul, Ivoti, Nova Friburgo, Novo Hamburgo e São Leopoldo. A volta a Lajeado — cidade marcada pela presença da imigração alemã e italiana — se dá em um momento migracional recente, com um número expressivo de haitianos no município.
 
A programação é promovida pela ANPHCTB, pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e pelo curso de História da Univates, com apoio da Fapergs, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Instituto Superior de Educação Ivoti, do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari e do Instituto Histórico de São Leopoldo.
 
Texto: Tiago Silva
 
 Lajeado recebeu um grande número de imigrantes haitianos recentemente

Ana Amélia Ritt

Notícias Relacionadas