Formação dos “doutores palhaços” inicia neste sábado

Postado em 17/03/2017 10h30min

Por Tiago Silva

Voltada a alunos, professores e funcionários da Univates, a formação dos "clowns hospitalares" pelo projeto Oficina Clown - “E Seu Sorrir!?” tem início neste sábado, dia 18. A aula inaugural ocorre, das 8h30min às 13h, no Centro Clínico da Instituição. A oficina tem por objetivo a formação de “doutores palhaços” para atuação em hospitais e estabelecimentos de saúde da região.

A ideia é que os participantes possam humanizar os conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica. Nos encontros de formação são apresentadas experiências que auxiliam no desenvolvimento da empatia e conexão com os pacientes.

A criação do palhaço envolve concentração, dedicação, sensibilidade e empatia. No total serão nove encontros durante o semestre, que envolverão aulas de atuação de um palhaço terapeuta, expressão corporal, dinâmicas de improviso e aula de biossegurança. Para o recebimento do certificado, é necessária a participação em todas as atividades do projeto.

Confira a programação:

- 18/03 - das 8h30min às 13h - Aula inaugural (apresentação, exposição dos objetivos do projeto e dinâmicas de relaxamento)
- 1º/04 - das 9h às 13h - Determinação do que o palhaço terapeuta precisa ter; atividades de interação e reconhecimento
- 12/04 - das 18h30min às 22h - Caminhada Clown e expressão corporal
- 29/04 - das 9h às 13h - Aula de maquiagem
- 10/05 - das 18h30min às 22h - Aula de recursos (criatividade) e dinâmicas de improviso
- 27/05  - das 9h às 13h - Aula de improviso
- 07/06 - das 18h30min às 22h - Aula de Biossegurança
- 24/06 - das 9h às 13h - Aula de improviso com palhaços (voluntários a caráter)
- 08/07 - das 9h às 13h - Cerimônia de formatura

Texto: Tiago Silva