Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Curso de Fotografia conquista nota máxima em avaliação do MEC

Postado em 21/03/2017 15h28min

Por Elise Bozzetto

O Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Univates recebeu, na última semana, a visita in loco de comissão do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento do curso. No resultado, divulgado hoje, Fotografia recebeu conceito máximo em uma escala de 1 a 5. 
 
Segundo o coordenador do Curso, Leonel de Oliveira, todas as três dimensões avaliadas tiveram excelentes pareceres: a organização didático-pedagógica e as instalações ficam com nota 4,7 e o corpo docente com 4,5. “Percebemos dos avaliadores uma valorização muito grande quanto ao relacionamento entre alunos, professores e Instituição. O engajamento do curso, a dedicação dos estudantes foi muito elogiada pela comissão”, comenta Oliveira. O coordenador ainda salienta os investimentos feitos: “No início do segundo ano de curso já estávamos com novos estúdios. Além disso, toda nossa estrutura foi qualificada a partir do feedback dos estudantes. Essa parceria foi fundamental para que pudéssemos nos qualificar e aproveitar ao máximo nossos recursos”, declara. 
 
Eloísa Schwertner é estudante da primeira turma do curso. Ela começou os estudos em 2015A e coleciona atividades na área. “Desde o início do curso realizamos muitas atividades com e por causa do curso: fotografia de eventos no Teatro, na Instituição, saídas fotográficas, aulas práticas, produção do primeiro anuário, exposições... Além disso tudo, o que mais eu valorizo no nosso curso é a relação que nós alunos construímos com nossos professores, coordenação e entre nós mesmos. Por sermos um curso ainda “bebê”, com 55 alunos no semestre atual, é muito fácil a nossa comunicação e interação. É fácil de chegar e conversar, de ser amigo, de se ajudar. Eu não achei que fosse possível, tendo em vista o tamanho da Instituição, mas é tudo tão simples para a gente”, comenta Eloísa.
 
Para ela, o apoio da Instituição foi fundamental para a nota 5. “Acho que o apoio que a Univates nos dá é um grande diferencial. Nossos laboratórios novos, equipamentos bem conservados, vários investimentos em equipamentos para que possamos aprimorar as técnicas e trabalhar com bons instrumentos. Além disso, somos muito incentivados pela Instituição e ainda mais pelos nossos professores para aproveitarmos os ambientes e eventos daqui. A todo momento temos espaço para fotografar os eventos que acontecem na Univates. Somos incentivados a praticar aquilo que aprendemos em aula e mostrar nosso trabalho para os estudantes. Acho isso muito interessante. Um outro diferencial é a mistura de aulas práticas e teóricas, que nos capacitam para o mercado de trabalho, mas que também nos fazem pensar a fotografia, nos dão um embasamento teórico para poder discutir a fotografia”, finaliza Eloísa.
 
Já para Bruna Lange, estudante do 4º semestre, a notícia foi recebida com muita alegria. “Ficamos muito felizes em receber a notícia de que nosso curso recebeu a conceituada nota 5 pela avaliação do MEC. Por ser um curso novo nossas expectativas eram que a gente apenas passasse, mas no final o resultado foi muito melhor. Sempre gostei muito de fotografia, e entrar no curso foi minha melhor escolha, pois sendo um curso superior traz conhecimentos, reflexões e aprendizagens de diversas áreas, nos tornando profissionais mais capacitados e críticos. O curso nos torna profissionais que sabem o que estão fazendo. Não estamos ali apenas com uma câmera apertando um botão automaticamente. A gente descobre a essência da fotografia, e a ser parte dela”, enfatiza Bruna. 
 
Texto: Elise Bozzetto
 
Eloísa (ao fundo, com a câmera), Bruna (ao fundo, de chapéu) e os colegas durante a última Feira de Cursos da Univates. Crédito: Univates/Divulgação

Divulgação

Anuário do curso de Fotografia 2015 gerou exposições com as melhores produções do ano. Segunda edição deve ser publicada em abril.

Nicole Morás

Eloísa (primeira da esquerda para a direita), Bruna (última da esquerda para a direita) e os colegas durante a última Feira de Cursos da Univates.

Divulgação

Notícias Relacionadas