Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Curso de Medicina é avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação

Postado em 30/03/2017 09h07min

Por Elise Bozzetto

A Univates recebeu nesta semana o relatório da visita in loco realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para verificação do curso de Medicina. Como resultado desta avaliação, em uma escala de 1 a 5, o curso alcançou o conceito 4, que indica ter diferencial de qualidade. 
 
Na visita técnica, profissionais da área médica, devidamente credenciados pelo MEC, fazem verificação minuciosa, considerando o perfil e a proposta pedagógica do curso, o corpo docente e suas atuações, as instalações físicas, os serviços (apoio discente) disponíveis aos estudantes e os convênios firmados com os municípios do Vale do Taquari, que oportunizam a inserção do curso aos campos de prática (baixa, média e alta complexidades). 
 
No entanto, ressalta-se que o processo de reconhecimento do curso de Medicina ainda não está concluído. O mesmo será submetido à análise do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e, posteriormente, encaminhado à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) para validação final e emissão do ato regulatório (portaria oficial de reconhecimento). 
 
Para o coordenador, Luiz Fernando Kehl, o curso tem configuração moderna, que retira o aluno da sala de aula desde o primeiro semestre e o insere na atividade prática, guiado por docentes voltados ao ensino de qualidade. “Ao lado disso, são discutidos assuntos relacionados a mecanismos de pesquisa, o que melhora ainda mais o aproveitamento do aluno. Os conhecimentos adquiridos revertem-se ao paciente, o que incrementa a sua resolubilidade. É importante citar o quanto a Univates está empenhada em fornecer condições para o bom andamento de nosso curso. A Biblioteca, com acervo rico, dá sustentação ao processo de aprendizagem, assim como a estrutura de nosso Ambulatório de especialidades promove a conexão com a prática médica diária, com supervisão docente. Por isso, os resultados recentes na prova da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) comprovaram a qualidade de nosso ensino”, detalha Kehl.
 
Para Yuri Carlotto, estudante do 6º semestre, um dos grandes diferenciais é a infraestrutura. “Todos os prédios e laboratórios, especialmente o Ambulatório de Especialidades Médicas, o Centro Clínico e o Laboratório de Habilidades, onde são realizadas aulas de técnicas operatórias, são novos. Vemos a todo instante o quanto é investido financeiramente no curso de Medicina, o que é um diferencial muito forte da Univates, não se poupa em qualidade na nossa Instituição. Isso não se restringe à estrutura, também o quadro profissional é muito bom. Mas, o que me chama mais a atenção é o engajamento dos professores. Todos estão muito comprometidos com  a ideia do curso. Não existe aula por obrigação, percebemos que os professores abraçam a causa e gostam realmente do que fazem, querem que o aluno aprenda, o que nos deixa muito motivados. O comprometimento dos docentes com a nossa aprendizagem tem um grande impacto na nossa formação”, comenta Yuri. 
 
Para o estudante, a teoria está muito arraigada na prática. “Os professores trazem o tempo todo situações reais, o conteúdo é desenvolvido de forma muito ativa. Podemos visualizar a aplicabilidade de toda a teoria que vemos em sala de aula”, sinaliza. Yuri ainda credita à coordenação do curso o bom desempenho na avaliação do MEC. “O apoio e o suporte da coordenação, sempre nos orientando, ouvindo os alunos e dando retorno de todas as discussões, têm sido fundamentais para a evolução do curso”. Outro aspecto ressaltado pelo estudante são os serviços disponibilizados para a população. “É um motivo de orgulho ver que todo o serviço que prestamos à comunidade, mesmo sendo público, é de primeiro mundo. Locais limpos, agradáveis, novos e com a melhor tecnologia estão à disposição da população. Dá muita vontade de se aprimorar e estudar aqui”, finaliza.
 
Saiba mais
 
O curso de Medicina da Univates iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2014. Atualmente, o curso conta com sete turmas, totalizando 179 estudantes matriculados. Entre os diferenciais do curso está a formação geral, humanística, crítica e reflexiva, diferenciais da Univates enquanto instituição comunitária. 
 
O processo seletivo ocorre exclusivamente pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo site www.univates.br/graduacao/medicina.
 
Texto: Elise Bozzetto
Curso de Medicina da Univates foi avaliado como curso com diferencial de qualidade pelo MEC

Elise Bozzetto

Notícias Relacionadas