Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Arte na Universidade desperta para sensibilidade e formas de expressão

Postado em 27/04/2017 21h54min

Por Nicole Morás

A arte como forma de expressão para contemplação e sensibilização ganhou destaque na Univates nesta quinta-feira, 27, com a realização do evento Arte na Universidade, que promoveu mais de 25 atividades artísticas e culturais desenvolvidas por professores e alunos da Instituição ou por artistas da região.

Uma das atividades foi a oficina de representação efêmera que abordou a arte e a modernidade líquida por meio da prática de desenho com giz calcário. Um dos participantes foi o estudante Matheus Luz, do curso de Design. Para ele, a efemeridade está bastante relacionada ao tempo, o qual ganhou um espaço no desenho em que a beleza foi representada pela flor.“Gostei bastante da programação de hoje, pois é uma oportunidade de nos expressarmos de uma maneira que não é comum no dia a dia”, afirmou ele.

Já a estudante de Jornalismo Isabel Pavan participou da oficina de experimentação com cerâmica. “Faço desenho a mão livre como hobby e gosto muito da arte que representa sentimentos. Essa iniciativa ajuda a abrir os olhos de quem não prestigia a arte no seu cotidiano e se expressar por meio de produções artísticas é libertador”, reflete ela.

Foram realizadas durante o Arte na Universidade oficinas, workshops, espetáculos, palestras, saraus, caminhadas, apresentações e intervenções. O evento teve como objetivo dar visibilidade da área, assim como a valorização da arte na formação dos alunos. “Em alguns casos, as atividades puderam marcar a abertura a outras experiências em todo o campus, não apenas nas salas de aula ou nos espaços oficiais de ensino, mas também nos jardins ou em espaços a princípio tidos como incomuns para o ensino”, afirma o coordenador da Área de Artes, professor Leonel de Oliveira.

Saiba mais
A Área de Artes da Instituição foi criada no final de 2017 e faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Univates. Entre as ações que envolvem essa área está a oferta de seis disciplinas que podem ser utilizadas como eletivas por acadêmicos de todos os cursos da Instituição: Experiência da Música; Escrita Criativa; Corpo e Cinema; Dança, Corpo e Arte; Arte e Sensibilidade; Jogos Dramáticos para Desinibição. A ideia não é que os estudantes se profissionalizem em alguma área artística, mas proporcionar que tenham essa experiência em sua formação.

Confira o Debate: Cidades em Pauta - a arte e a cidade, transmitido pela Tv Univates aqui.  

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Parabolóide Hiperbólico com Bambu

Gabriela Longo

Gabriela Longo

Matheus Luz

Nicole Morás

Isabel Pavan

Nicole Morás

Ricardo Horn

Ricardo Horn

Ricardo Horn

Notícias Relacionadas