Sisa inicia discussão sobre ética e bioética

Postado em 15/05/2017 13h24min

Por Ana Amélia Ritt / Nicole Morás

Iniciou nesta segunda-feira, dia 15, o 7º Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (Sisa). O evento, promovido pela Univates, acontece durante a Semana Acadêmica dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e segue até sexta-feira, dia 19. Os principais assuntos discutidos na atividade são a ética e a bioética.

No primeiro dia do evento, a maioria dos cursos participou da palestra “Pré e pós-cirúrgico de intervenções faciais sob aspecto multiprofissional”, ministrada pelo cirurgião-dentista Pércio Guth, pela fisioterapeuta e professora Paula Bianchetti e pela esteticista Jeruza Ciceri. Após o momento, os estudantes tiveram programações conforme a área de interesse.

“Este tipo de evento tem entre suas inúmeras finalidades a premissa de demonstrar e discutir a importância da ética em nossa sociedade, elucidando que nós passamos por caminhos de descobertas no mundo, vivendo e convivendo em sociedade, interagindo com questões sociais e culturais nas quais dilemas éticos se fazem presentes permanentemente”, explica um dos organizadores do Sisa, professor João Alberto Tassinary. Ele ressalta que o espaço é propício para quem tem fome de conhecimento e para nutrir o pensamento na busca de significados.

Na terça-feira, dia 16, a programação do Sisa envolve a palestra “Redes sociais, ética profissional e os dilemas da era da informação e da conectividade”, ministrada pela nutricionista, educadora física e doutora em Medicina e Ciências da Saúde Raquel da Luz Dias, e a palestra “Biobanco como fonte para pesquisa em material biológico”, com a doutora Clarice Sampaio Alho.

Na quarta-feira, dia 17, haverá as seguintes palestras: A biotecnologia além da cura: implicações no tratamento antineoplásico, com a doutora Ana Lucia Abujamra; Psico-oncologia e suas intervenções no tratamento integral do paciente oncológico, com Fernanda Aver Purper; Bioética: ética na pesquisa oncológica e genética, com Marialva Sinigaglia; e A atualidade da ética: para além do discurso - Nova Acrópole, com Fernando Basso.

Na quinta-feira, dia 18, no turno da manhã, haverá apresentação oral de trabalhos selecionados e, a partir das 19h30min, a mesa-redonda “Comitê de Ética em Pesquisa”.

Apresentações artísticas
O Sisa também terá apresentações artísticas. Na terça-feira à noite haverá apresentação de Laura Froner e, na quinta-feira, o CTG Querência apresenta o Projeto Cultural Querência, Andança, Arte e Cultura. O espetáculo retrata bailes de estância do final do século XIX, demonstrando dança, música, chula e pajada.

São 30 dançarinos e 5 músicos que realizam 1 hora de espetáculo, com trajes e cenário da época.

A programação completa pode ser conferida em www.univates.br/sisa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sisa@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5454.

Texto: Ana Amélia Ritt / Nicole Morás
Sisa iniciou nesta segunda-feira com a palestra “Pré e pós-cirúrgico de intervenções faciais sob aspecto multiprofissional”.