Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Equipe de aluno e diplomados destaca-se em competição internacional

Postado em 23/05/2017 08h39min

Por Ana Amélia Ritt

Um grupo formado por diplomados e um estudante da Univates foi premiado internacionalmente na competição de arquitetura Kaira Looro. Dentre aproximadamente 600 projetos inscritos, a equipe formada pelo estudante de Arquitetura e Urbanismo Lucas Medeiros, os diplomados Lucas Sulzbach, Alexandre Höllermann e Henrique Caumo e a arquiteta do Rio Grande do Norte Renata Araújo ficou entre os 18 selecionados. A proposta do concurso foi projetar um local sagrado que abrangesse distintas religiões, localizado em Tanaf Valley, no Senegal, na África. 
 
A votação foi feita por júri técnico, composto por 12 profissionais. Entre eles estavam o prefeito da cidade para a qual foi projetado o espaço sagrado e o arquiteto de referência internacional Kengo Kuma. A ideia da proposta é que esse espaço fosse comum a todos, independente da religião seguida. 
 
Conforme a equipe, o projeto pode ser considerado íntegro graças à diferença da formação e do local em que cada integrante reside. “Essas questões foram importantes para enriquecer a discussão do projeto, uma vez que decisões em arquitetura são influenciadas por repertório particular de referências e experiências”, afirma Renata, lembrando que na parte climática do projeto a importância dessa diversidade foi perceptível. “É muito mais enriquecedor para a nossa profissão saber trabalhar em equipe. Ao entrar em um concurso de arquitetura deparamo-nos com pessoas de diversas regiões do mundo, influenciadas por diferentes escolas de arquitetura. Muitas vezes a linguagem de projeto é a mesma, mas o que moldou o pensamento coletivo foi algo diferente”, completa Sulzbach.
 
Sobre ver instituições de ensino como motivadoras da participação em concursos, Sulzbach conta que a vontade de participar veio após participar de competições internas. “Embora o número de alunos que participa é baixo dentro das universidades, vejo a Univates como uma incentivadora, pois realiza concursos internos. Desde 2014 participo de no mínimo dois concursos por ano”, conta o diplomado. Caumo ressalta que instituições de ensino também possuem papel fundamental na composição de grupos pela diversidade de perfis inseridos nelas. “Cada pessoa tem uma habilidade diferente e isso facilita a produção. Não há melhor local para montar uma equipe”, afirma.
 
Texto: Ana Amélia Ritt
Proposta do concurso foi projetar um local sagrado localizado em Tanaf Valley.

Divulgação

Proposta do concurso foi projetar um local sagrado localizado em Tanaf Valley.

Divulgação

Proposta do concurso foi projetar um local sagrado localizado em Tanaf Valley.

Divulgação

Notícias Relacionadas