Estudantes participam da elaboração do novo Plano Diretor de Lajeado

Postado em 26/05/2017 10h30min

Por Nicole Morás

Para ordenar o crescimento e suprir as demandas da população, os municípios elaboram o Plano Diretor - uma legislação prevista na Constituição Federal e no Estatuto das Cidades que deve ser atualizada de tempos em tempos. Em Lajeado, o Plano Diretor vigente é de 2006 e, por conta do desenvolvimento dos últimos anos, o governo municipal está trabalhando em sua revisão e atualização.

A Univates coopera na atualização do documento por meio do Escritório Operacional de Desenvolvimento Estratégico, no qual os mapas estão sendo elaborados. O projeto conta com a participação de sete estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates sob a coordenação da diplomada pelo curso Luciana Caetano. Os acadêmicos atuam de forma voluntária e realizam as atividades de acordo com a sua disponibilidade em um escritório exclusivo do projeto no Prédio 21, que faz parte do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

Um dos participantes é o acadêmico Marcos Juchem. O que o motivou a participar do projeto foi seu gosto pelo urbanismo, a possibilidade de acompanhar a revisão de um plano diretor e, com isso, poder observar na prática o levantamento de informações, diagnóstico e a solução de temas e questões discutidos em sala de aula nas disciplinas relacionadas ao urbanismo. “A experiência é, sem dúvida, muito importante para a formação de todos os alunos que participam dos trabalhos, pois existem trocas de experiências com profissionais de diversas áreas, agregando conhecimento profissional e valor ao currículo, possibilitando-nos também pôr em prática o que aprendemos durante o curso de Arquitetura e Urbanismo”, afirma ele.

Para Luciana, participar do projeto permite aos estudantes obter experiências práticas na área de urbanismo e conhecimentos extracurriculares, além de enriquecer o currículo profissional. “É uma ótima oportunidade para aplicarem o conhecimento adquirido durante a graduação. Os voluntários também têm a oportunidade de manter contato com diversos profissionais e com servidores públicos por meio de reuniões e encontros semanais. Todas essas atividades podem ser aproveitadas como horas complementares”, explica ela.

Os voluntários atuam na produção dos mapas de Lajeado com informações territoriais atualizadas, além de realizar pesquisas em legislações vigentes, levantamentos e saídas de campo. “Os alunos poderão participar das etapas de análises e diagnósticos da cidade e também auxiliar na organização das reuniões comunitárias e das audiências públicas, que ocorrerão nos próximos meses”, acrescenta Luciana.

Além dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, alunos do curso de Engenharia Ambiental devem se unir ao grupo nas próximas semanas. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail planodiretorlajeado@univates.br.

Inscrições para o Vestibular
O curso de Arquitetura e Urbanismo é uma das opções do Vestibular de Inverno Univates, que recebe inscrições até o dia 5 de junho, pelo site univates.br/vestibular ou no Atendimento Univates. A prova de redação será aplicada no dia 11 de junho, a partir das 13h30min, no campus de Lajeado. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09.

Texto: Nicole Morás

Sete estudantes de Arquitetura e Urbanismo participam do projeto de forma voluntária

Ana Amélia Ritt

Marcos Juchem é um dos voluntários