Últimos dias para se inscrever para intercâmbio

Postado em 09/08/2017 14h53min

Por Nicole Morás

Até o próximo sábado, dia 12, estudantes de graduação podem se inscrever para o processo seletivo das vagas de intercâmbio acadêmico em 2018A oferecidas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Ao todo, são oferecidas mais de 100 vagas em 20 países, incluindo como novidade a FH Vorarlberg - University of Applied Sciences, na Áustria, com vagas para estudantes do Centro de Gestão Organizacional (CGO).

As universidades que oferecem bolsas de estudos são: Mittweida University of Applied Sciences, da Alemanha; Universidad Pedagogica Nacional, Universidad Minuto de Dios e Corporación Universitaria Americana, todas da Colômbia; Universidad de Las Fuerzas Armadas, no EquadorInstituto Politécnico de Leiria, de Portugal; Universidad Nacional de Cuyo, da Argentina; e Haute École de Gestion Genève, da Suíça.

Além disso, a Univates disponibiliza uma bolsa de estudos para o primeiro colocado na classificação geral com destino à América Latina no valor de US$ 200 (duzentos dólares) por mês, durante quatro meses, exceto para destinos que já possuem bolsas ofertadas.

Para a seleção, são considerados os seguintes critérios: percentual de disciplinas cursadas, média geral das notas conforme histórico escolar e entrevista com representante da DRI e coordenador de curso. Além disso, o aluno que tiver acima de 90% de frequência no curso de graduação ganhará um ponto extra, que será somado ao resultado obtido nos três itens anteriores.

Mais informações podem ser obtidas com a DRI pelo e-mail dri@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309.

Proficiência em Alemão e Espanhol
Um dos documentos previstos para a inscrição para intercâmbio é o comprovante de aprovação em teste de proficiência, emitido há até dois anos, exceto para os destinos de Portugal, Argentina, Colômbia e Chile - mas as Universidades EAN e San Buenaventura, na Colômbia, e UMayor e Del Pacífico, no Chile, exigem proficiência em espanhol. As inscrições para estudantes que queiram realizar proficiência nas línguas alemã e espanhola para intercâmbio na Univates ocorrem até 14 de agosto. Mais informações sobre a prova de proficiência podem ser obtidas pelo telefone 51 3714-7011.

Inscrições para alunos de cursos técnicos
Estudantes dos cursos técnicos da Univates também poderão se inscrever para realizar intercâmbio acadêmico no exterior. O período será de 14 a 26 de agosto, conforme edital próprio que deve ser disponibilizado pela DRI em breve.

Texto: Nicole Morás

Inscrições podem ser realizadas até sábado, dia 12