Diferenças culturais são integradas por meio de danças e capoeira

Postado em 22/02/2018 15h06min e atualizado em 28/02/2018 10h15min

Por Ana Amélia Ritt

Por meio da dança é possível identificar as diferenças regionais do Brasil, que possui riqueza cultural. Com o objetivo de apresentar isso a estudantes colombianos de Ensino Fundamental, professores do curso de Educação Física - Licenciatura da Univates ensinaram a eles, nesta semana, além de diferentes estilos de dança, como forró, quadrilha e frevo, o jogo de capoeira.

A Educação Física na Educação Básica possibilita ao estudante experimentar práticas corporais diversas - esportes, lutas, danças, brincadeiras e ginástica - e aprender sobre elas, tanto no que se refere a aspectos históricos e socioculturais como na aprendizagem dos movimentos específicos de cada uma delas
coordenador do curso, Derli Juliano Neuenfeldt

Ana Amélia Ritt

Segundo o professor, conceitos predeterminados culturalmente por gênero podem ser rompidos por meio da dança, como é o caso do futebol, visto como esporte “masculino”, e da dança, como prática “feminina”.

Neuenfeldt afirma que a Educação Física possibilita ao aluno o conhecimento de seu corpo, do outro e de limites e de algumas formas de movimento, o que contribui para a educação para a saúde e para o lazer. “Além disso, a Educação Física influencia na formação de estudantes que compreendem que as pessoas são diferentes e que, independentemente de serem altas, baixas, magras ou gordas, todas têm direito de usufruir das práticas corporais”, explica.

Ana Amélia Ritt

Saiba mais

Durante 18 dias, 22 alunos do 7º e 8º anos do Colegio Hacienda Los Alcaparros, de Bogotá, Colômbia, realizam um curso de curta duração na Instituição. Nesse período, os estudantes, acompanhados de duas professoras da Colômbia, participam de aulas, oficinas, saídas pedagógicas e atividades esportivas, que buscam o aprimoramento dos visitantes na língua portuguesa e a desconstrução de estereótipos sobre o povo e as tradições do Brasil. A ação conta com o planejamento do curso de Letras e é orientada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Fique por dentro.

Licenciatura com até 50% de desconto

A partir deste ano a Univates oferece a Bolsa Licenciatura, uma forma de financiamento que possibilita aos estudantes dos cursos de licenciatura o pagamento de parcela de mensalidade fixa por mês, independentemente da carga horária contratada no semestre. O benefício pode gerar economia de até 50% no valor total do curso, dependendo da quantidade de disciplinas cursadas pelo estudante.

Inscrições abertas

Ficou interessado? No dia 28 de fevereiro a Univates realiza edição especial do Vestibular, com prova única de redação. Essa é mais uma oportunidade para quem busca ingressar no Ensino Superior ainda no primeiro semestre de 2018. Os candidatos podem se inscrever, até o dia da prova, pelo site www.univates.br/vestibular/especial ou no Atendimento Univates.